A maçã da Apple, uma das maiores empresas tecnológicas do mundo, que estampa diversos aparelhos eletrônicos (iPhone, iPad, iPod, Mac), não tem o seu significado tão certo.
Há diversas teorias, porém nenhuma é cem por cento certa. Ela pode simbolizar o conhecimento acima de tudo, fazendo referência a história de Isaac Newton e a maçã ou mesmo ao fruto proibido de Adão e Eva.
Pode ser somente uma peça de marketing desenhada por Rob Janoff para escalar melhor a marca, usando a trincadela na maçã para diferenciá-la de uma cereja.
A respeito das cores do primeiro modelo oficial, de 1977, há a probabilidade de ter sido em homenagem e para acompanhar o lançamento do computador Apple II, o primeiro a apresentar um display a cores.
Por que o símbolo da Apple é uma maçã mordida?
Entenda algumas teorias conectadas ao ícone da Apple e que se tornaram possibilidades, porém incertas.
Isaac Newton e a maçã
Há uma história, talvez verdadeira ou não, que explica que o cientista britânico Isaac Newton estava refletindo debaixo de um pé de macieira, quando uma maçã cai em sua cabeça e de repente ele tem uma ideia genial e começa a formular a teoria da gravidade.
Nesse contexto a fruta simboliza o conhecimento. Inclusive um dos protótipos possíveis de logo para a Apple, feito em 1976 por Ronald Wayne, é a imagem do cientista junto a uma macieira com o emblema “Apple Computer Co”.
Adão, Eva e o fruto proibido
Você com certeza já deve ter ouvido falar na história bíblica de Adão e Eva, que são um casal, em que ela é convencida pela serpente do mal a comer o fruto proibido, apesar de terem sido alertados por Deus.
“E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá“. (Gênesis 2: 16-17)
Nunca foi especificado qual era o fruto na realidade, porém ao decorrer das décadas, principalmente através da arte, a maçã foi o fruto representado nas pinturas.
Ela simboliza sabedoria e conhecimento, que no caso o ser humano adquiriu ao comê-la.
Homenagem a Alan Turing
Considerado o pai da computação, Alan Turing foi um matemático britânico brilhante que por ter sido descoberto como homossexual, perdeu o emprego, sua reputação foi destruída e ele foi forçado a tomar hormônios femininos.
Com a vida arruinada, há teorias que dizem que Alan envenenou uma maçã com cianeto, a comeu e acabou por morrer.
Devido a isso, a logomarca da Apple poderia ser uma homenagem a esse gênio computacional.
O trocadilho das palavras em inglês “Byte” e “Bite”
Há outra teoria que diz que Rob Janoff uma vez ouviu um colega lhe falar que o byte era algo importante e fundamental na área da computação.
Como a palavra byte, que é uma unidade de informação digital, se parece com bite, que em português significa “mordida”, surgiu a maçã mordida da Apple.
Porém, todas essas ideias são especulativas, o que se sabe é que a maçã é um fruto muito próximo dos seres humanos, apresenta diversas simbologias em culturas e períodos diferentes.
Ela está presente no mito da criação, na cultura celta, na mitologia, na literatura, na pintura. É um símbolo que detém de grande potência.
Evolução da maçã da Apple
by The Logo Creative