O conjunto formado pelas imagens da lua crescente e da estrela são o principal símbolo do Islamismo, portanto, o mesmo está presente nos insígnias nacionais de países que professam a crença do profeta Maomé. Além de representar soberania e dignidade, o símbolo é uma referência à renovação da vida e da natureza.
O mesmo foi apropriado pelo Islão quando eles conquistaram Constantinopla - atual Istambul - onde a lua e a estrela já eram utilizadas. Inicialmente somente a lua, em referência à deusa Diana, era símbolo do Império Bizantino, mas no ano 330 o imperador romano Constantino acrescentou a estrela à medida que a patrona da cidade passaria a ser a Virgem Maria. Após a conquista muçulmana, o símbolo passou a considerar o significado próprio atribuído pelo Islão.
Uma vez que a civilização islâmica segue o calendário lunar - cujos meses têm início com a lua crescente - esse é o motivo pelo qual a lua crescente com a estrela é uma referência de renovação, muito embora muitas vezes seja interpretado como um símbolo de união conjugal numa representação concebida mediante a composição do símbolo da lua com a estrela.
No que respeita à religiosidade, o símbolo representa os cinco pilares da fé islâmica: oração, caridade, fé, jejum e peregrinação, numa correspondência às cinco pontas da estrela.
Que tal conhecer mais Símbolos do Islamismo?