A mariposa, por ser um inseto geralmente de hábitos noturnos, que também apresenta cores mais escuras e neutras, simboliza a alma, o sobrenatural, sendo associada às trevas e à morte que transforma - transformação da lagarta para a fase adulta, o renascer.
Em diversas lendas e mitos, na Bósnia, por exemplo, a mariposa é chamada de bruxa, pois acredita-se que as bruxas se transformam em mariposas. Devido a isso, ela passou a ser um símbolo de poderes psíquicos e dos sonhos.
Simbolismo dos tipos de Mariposas e suas cores
As cores das mariposas variam o seu significado, dentre eles positivos e negativos. Vejamos alguns:
Mariposa Preta
Ela simboliza a alma dos mortos ou a própria morte, na Polinésia é um emblema da alma no homem. Muitos acreditam que o fato de lhes aparecer uma mariposa preta é uma visão do falecimento de alguém.
Mariposa Branca
Para os povos guajiros da Colômbia, a mariposa branca simboliza o espírito de um antepassado que vem visitar o mundo terreno, por isso ao ser encontrada em casa não deve ser morta. Ela também representa a sorte e a prosperidade.
Mariposa Marrom
Essa mariposa carrega o simbolismo das mariposas em geral, estando ligada à alma e à transformação.
Na cultura popular simboliza a desgraça. Por estar associada à cor marrom, a qual simboliza a terra, também remete à experiência e aprendizagem.
Mariposa Amarela
Por estar associada à cor amarela, essa mariposa simboliza prosperidade e boa sorte na área financeira e material.
Mariposa Azul
Na crença popular e também por estar relacionada com a cor azul, a mariposa azul simboliza leveza, amizade e romantismo.
Significado Espiritual da Mariposa
Há uma característica das mariposas chamada de orientação transversal, na qual elas se baseiam na luz do luar para se orientar. Porém, com a criação das luzes artificiais, elas acabam por se confundir, voam em círculos ao redor dessas luzes e depois, ao entrar em contato com a lâmpada, morrem queimando suas asas.
Devido a isso, várias lendas e mitos surgiram, comparando o inseto a uma pessoa apaixonada que, iludida pela força da paixão, não enxerga a verdadeira luz e acaba por ser consumida e morta pela ilusão. Simboliza então o amor místico, a estupidez e a frivolidade.
O fato de pararem perante a luz também pode representar, ainda, a alma que procura Deus.
Tatuagem de Mariposa
As tatuagens de mariposa são muito comuns entre as mulheres por causa da delicadeza do seu desenho. Simbolizam alma, evolução, transformação e beleza. Também por estarem associadas à lua, representam a feminilidade.
As tatuagens masculinas de mariposa são normalmente de tamanho grande, que trazem adereços como a caveira.
Leia também a simbologia da Borboleta.