Morango

Morango

O morango simboliza a sensualidade, o erotismo, a energia sexual, o amor, a paixão, a fertilidade, a tentação, a perfeição.

Significado e Simbolismo do Morango

A maioria das simbologias associadas à essa fruta são positivas. Assim, na Roma Antiga, o morango era o símbolo de Vênus, equivalente à Afrodite, a deusa do panteão grego, do amor, da beleza e da sensualidade.

Devido à sua cor vermelha, sabor intenso e formato de coração, o morango simboliza o amor, o erotismo e a energia sexual. Não obstante, para os ciganos, o morango é utilizado em poções e chás para trazer a energia necessária bem como aproximar o ser amado. Por esse motivo, acreditam que se duas pessoas dividem dois morangos estão destinadas a se apaixonar.

Na cultura indígena da América do Norte, os Ojíbuas (em inglês Ojibwas) acreditavam que quando uma pessoa morria e adentrava ao mundo dos mortos, sua alma vagava até chegar num imenso morango e, no momento que o provasse, seu espírito se desprendia totalmente do mundo dos vivos. Do contrário, se recusasse a comê-lo, como castigo, regressaria ao mundo dos vivos. Para eles, essa fruta simbolizava a paz de espírito e a boa estação.

Durante o século XV, de forma que as folhas dos morangos estavam associadas à Santíssima Trindade, os monges da Europa Ocidental, em seus manuscritos com representações da Virgem Maria, incluíam com frequência os morangos selvagens nas próprias ilustrações.

Muitas culturas acreditam que os morangos simbolizam a perfeição de espírito, a paz e o ideal feminino. Outras simbologias atribuídas à fruta são: a tranquilidade de um lar, um sonho realizado ou uma vida feliz.

Conheça também a simbologia da Cereja e da Maçã.