Naipe

Naipe

Os naipes são 4 tipos de cartas dos jogos de baralho que se agrupam: Copas, Espadas, Paus e Ouros. Na Espanha, os naipes eram uma representação da sociedade. Assim, respetivamente, faziam referência ao clero, aos militares, ao povo e à nobreza.

Tarô

Nesse jogo de adivinhação, os arcanos menores são constituídos pelos naipes, que simbolizam os quatro elementos essenciais para a vida: água, terra, fogo e ar.

No tarô, diferentemente do que acontece com os jogos de cartas tradicionais, os naipes são representados pelas figuras correspondentes ao seu nome.

Naipe

Paus

Paus é realmente um pau, em vez de um trevo. Ele representa o fogo, que é o ponto de partida para a evolução.

Naipe

Copas

Copas é uma copa, ou uma taça, em vez de um coração. Esse naipe representa a água, que simboliza o feminino, a receptividade, bem como a ligação entre o terreno e o divino.

Naipe

Espadas

Espadas é um objeto, ou uma arma, pontuda, em vez da folha e o elemento que representa é o ar, símbolo do espírito que dá vida ao homem.

Naipe

Ouros

Ouros é o selo de salomão (uma vez que este simboliza a transformação final dos processos alquímicos), em vez do losango. O Ouros representa a terra, que dá apoio ao homem.

Conheça a simbologia da carta número 1 do tarô: Mago.

Tatuagem

A tatuagem dos naipes é muito popular, não só entre amantes dos jogos, mas especialmente por quem conheça o seu significado no tarô, de modo que a representação de cada naipe simboliza os elementos água, terra, fogo e ar.