A naja é a mais letal entre as espécies de serpentes, que simboliza tanto aspectos negativos - especialmente tentação e traição - como aspectos positivos - renovação e eternidade.
Sendo a serpente mais perigosa, sonhar com a naja é um presságio bastante mal, que indica, por exemplo, um acidente, enquanto as outras serpentes representam um período conturbado.
A serpente é uma forma de representação do demônio que, transformando-se em serpente tentou Eva no paraíso. Em virtude disse, Deus a amaldiçoou.
Na atividade da caça, os pigmeus representavam a serpente desenhando um traço, ou uma linha, no chão. A linha não tem princípio nem fim, de modo que a serpente faz essa referência à perpetuidade, tal como de forma semelhante, as serpentes que compõem a figura de Shiva (principal deus do hinduísmo) simbolizam a sua imortalidade, bem como o seu poder.
Acompanhando o mesmo sentido, a mitologia apresenta ouroboros, que através da sua representação em que a serpente engole a sua própria cauda, simboliza, entre outros, a eternidade.
A serpente é um animal muito venerado pelos egípcios, sendo para esse povo considerado um poderoso talismã.
Veja também a simbologia da Serpente.
Xamanismo
Na prática do xamanismo, a naja é um poderoso animal de poder que é chamado para despertar a energia interior, o inconsciente.
No que respeita à cura, as indianas acreditavam que o réptil era capaz de tornar férteis as mulheres inférteis.