Navio

NavioO navio, assim como o barco, simboliza em diferentes culturas, uma travessia, uma viagem que cruza a fronteira mundo material para o mundo espiritual, seja representando o nascimento ou a morte. O navio permite esta viagem da vida para a morte, ou vice-versa, transportando as almas, e simboliza proteção e segurança.

Simbologias de navio

O navio, além da travessia entre a vida e a morte, simboliza também o próprio percurso da vida, as experiências e aventuras, pois a vida é, desde o nascimento, uma viagem sem volta.

O navio que transporta a alma para o mundo dos mortos, atravessa a escuridão da noite entre as águas perigosas do oceano em direção à claridade da eternidade, passando por provações e muitos obstáculos, como redemoinhos, serpentes e demônios que tentam se apoderar das almas e levá-las para o fundo do oceano.

O navio que transporta a alma em direção à vida, representando o nascimento e a própria travessia da vida, também nos protege, de modo metafórico, das tempestades, dos perigos do mar, e da imprevisibilidade do oceano, e nos permite, ou não, chegar ao nosso destino. Nesta perspectiva, o navio pode nos levar a um porto seguro.