Negro

Negro

O negro reproduz a imagem da escuridão, tristeza e melancolia.

No que respeita à psique humana, para o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, o negro sinaliza uma etapa que deve ser ultrapassada, uma vez que representa o lado sombrio da personalidade.

É por esse motivo que é dito que sonhar com a imagem de negrume simboliza a necessidade de transformação nos aspectos psíquicos de quem sonha.

Na Alquimia, por sua vez, o negro sinaliza o início da "Grande Obra", a qual, para os alquimistas, era um feito que tinha como objetivo a obtenção do elixir da imortalidade a partir da transformação de metais em laboratório.

As culturas asteca e maia fazem referência a um sol de cor preta. Para os astecas, o deus do submundo carregava atrás dele um sol negro, enquanto para os maias, o sol negro apresentava-se como um jaguar.

O sol negro está associado à morte e prenúncio de desastre. Tal como o eclipse solar, no momento em que Jesus Cristo morreu, o sol ficou negro.

Cor preta

A cor preta simboliza o mal. Está associada ao luto, ao poder das trevas e ao segredo.

Mas não reflete apenas coisas negativas. Isso porque, também representa poder e sofisticação, além de ser considerado um talismã contra o mau-olhado pelos islamitas.

Leia também Símbolos de Luto.