A auréola, também chamada de nimbo, é uma representação de coroa e simboliza iluminação divina, o sagrado.
O objeto é um símbolo solar e pode aparecer cingindo reis e imperadores, o que lhes garante glória e respeito, e até mesmo em animais que representem figuras sagradas. É o caso do cordeiro, que simboliza Cristo.
Assim, ela é conhecida por irradiar uma luz no rosto e, por vezes, a volta do corpo. Essa irradiação sobrenatural indica o sagrado, a santidade, aquilo que é divino.
A Auréola como símbolo universal
A auréola é um símbolo universal para valorizar uma personalidade no que ela tem de mais nobre: a cabeça. Quando ilustrada com uma auréola a cabeça é destacada, engrandecida.
As auréolas são muito pintadas na arte sacra. A auréola elíptica (em volta da cabeça) representa a luz espiritual.
O símbolo também é muitas vezes comparado com a coroa, porque fica no topo do cabeça e parece estabelecer uma relação entre o terreno e o divino.
O uso da coroa indica a vocação para aquilo que é espiritual, para a abertura da alma. Nesse sentido, a presença desse círculo sobre a cabeça dos santos sinaliza uma proximidade com o divino.
O nimbo mostra que o santo é iluminado e através dele é capaz de iluminar aqueles que o rodeiam.
Na arte bizantina, a auréola redonda era reservada aos defuntos que tinham vivido como santos na Terra e que ingressavam diretamente no céu. Os meros mortais, com sorte, recebiam a ilustração de uma auréola quadrada.
Conheça também a simbologia da Coroa.