O 13 (treze), desde a Antiguidade Clássica, é o número do azar, o portador de coisas más. Nas Sagradas Escrituras, o capítulo 13 do livro do Apocalipse faz referência ao anticristo e à besta.
Os numerologistas consideram o 13 como o número que atua em desarmonia sobre as leis do universo.
Na Última Ceia estavam presentes 13 elementos - Jesus e os seus 12 apóstolos. Nessa ocasião, Jesus foi traído por Judas Iscariotes.
Para fortalecer ainda mais o negativismo do número, bem como o fato de ser evitada uma refeição em que 13 pessoas se sentem à mesa, diz a lenda que 12 deuses foram convidados para um banquete.
Um deus, o deus do fogo, que não havia sido convidado, apareceu e iniciou uma briga que terminou com a morte do deus solar, o preferido dentre os deuses.
Chama-se triscaidecafobia a fobia ou o grande temor ao número 13.
Sexta-feira 13
O fato de o número 13 coincidir com uma sexta-feira significa, para os supersticiosos, o dia do azar.
Há uma série de histórias que tentam explicar o motivo dessa atribuição à data. A mais provável resulta do número de elementos presentes na Santa Ceia (13) e do dia seguinte, em que Jesus foi crucificado (sexta-feira).
O Positivismo do Número 13
A carta 13 do tarô é a carta da morte, mas no sentido de fim de um ciclo, portanto, de mudança e, assim, nem sempre está associada a coisas ruins. Por isso, em contrapartida, algumas pessoas consideram o 13 o número de boas vibrações.
Também na Antiguidade, o número 13 recebia uma conotação positiva; poderia representar o mais poderoso e sublime. Assim, é dito que Zeus se juntou a 12 deuses num cortejo e, sendo o 13.º se distinguiu pela superioridade. Ulisses, por sua vez, escapou de ser devorado pelo Ciclope e era o 13.º elemento do grupo.
Tatuagem
A tatuagem do número 13 é popular entre as pessoas que acreditam que ele representa sorte, tal como um amuleto.
Comum entre os gêneros masculino e feminino, a sua imagem pode ser de um número amplo ou reduzido e é encontrado em variadas partes do corpo.
Conheça o Significado dos Números.