O número 2 (dois), o primeiro número que pode ser dividido, significa dualidade e, logo, diversidade, de acordo com a numerologia pitagórica.
Para o filósofo e matemático Pitágoras, o dia dois do segundo mês carregava uma simbologia ruim. Isso porque era dedicado a Plutão, que é o deus do Inferno na mitologia romana.
Segundo o Taoismo, porém, ele é representativo da cooperação e do equilíbrio. E é o número da sorte para os chineses.
A particularidade do que é duplo pode ser encontrada em diversas coisas. São exemplos: bem e mal, claro e escuro, criador e criatura, dia e noite, Sol e Lua, Deus e diabo, esquerda e direita, masculino e feminino, matéria e espírito.
Importa referir que Cristo também apresenta dois aspectos: é divino e humano.
O símbolo maçônico do mosaico representa os princípios entre o bem e o mal.
Na medida em que esse número pode indicar oposição, pode também ser complementar. Exemplo disso são os dois polos chineses Yin Yang, que a partir da sua união de energias opostas complementam-se.
Imagens pares, tais como a de leões guardiões usados em entradas de templos, reforçam o seu valor de proteção. Todavia, a separação de ambos enfraquecem seu significado simbólico.
Os símbolos adquiriram um forte simbolismo na antiguidade. Eles tinham poderes e, de acordo com Platão, para estudá-los era necessário ter um conhecimento elevado.
Enquanto o número dois significa diversidade, o número 1 significa unidade e o número 3 significa perfeição.
Conheça todos eles em Significado dos Números.