Nuvem

NuvemA nuvem simboliza uma divisão que separa dois mundos cósmicos. Como produtora da chuva, a nuvem tem uma relação com a manifestação celeste, simbolizando o devir de metamorfoses. A relação com a água da chuva também associa a nuvem a todas as fontes de fertilidade.

Simbologias de nuvem

A nuvem está revestida de diversos aspectos que revelam a sua natureza confusa, indefinida, indiferenciada, metamórfica. Devido a essa sua natureza de impermanência, a nuvem também pode representar desapego.

Divisão entre a terra e o céu, entre o divino e o humano, nas mitologias grega e romana as nuvens aparecem agarradas ao Monte Olimpo, e representam a morada dos deuses.

Já de acordo com o esoterismo islâmico, a nuvem é a manifestação da nebulosidade da vida corrente. A nuvem envolve os raios de luz que atravessam a escuridão da vida humana, pois não seríamos capazes de suportar tamanha iluminação de uma vez. Por isso, segundo o islamismo, é sob a sombra de uma nuvem que se evoca o Alcorão e se atinge a epifania de Allah.

Segundo a antiga tradição chinesa, a nuvem simboliza a transformação que o sábio deve sofrer, renunciando a seu ser perecível para alcançar a eternidade, representando uma elevação espiritual.

As nuvens também trazem mensagens de acordo com o seu aspecto. As nuvens escuras e pesadas que antecedem as tempestades dão-nos sinal de acontecimentos negativos. Já as nuvens claras, cheias e luminosas são sinais de acontecimentos positivos.

Veja também as simbologias da Água e da Chuva.