O óleo é um dos símbolos de força espiritual, luz, sabedoria e pureza. Usado como uma sinal de bênção divina, reflete alegria e fraternidade.
Santos Óleos
Na Igreja Católica, o óleo usado ao longo do ano nos sacramentos do Batismo, do Crisma, da Unção dos Enfermos e da Ordem é benzido na semana da Páscoa, mais precisamente na Quinta-feira Santa, e tem cada qual uma cor.
- No Crisma, as pessoas ungidas com esse óleo - misturado com bálsamo - representam os escolhidos, que são aqueles que confirmam seu desejo de viver uma vida baseada na fé. Esse óleo, cuja cor é branca, é também utilizado nas ordenações dos diáconos e dos sacerdotes.
- No Batismo, o óleo propicia a purificação, a libertação do mal. Sua cor é o vermelho.
- Na Unção dos Enfermos, por sua vez, representada pela cor roxa, o óleo é um auxílio para os doentes que os tornam capazes de suportar a dor.
Leia também Páscoa e conheça outros Símbolos do Batismo.
Ritos de Unção
Em Israel, os reis acreditam que a unção com óleo era responsável pela atribuição de autoridade, poder e glória conferida a eles por Deus. Em virtude disso, esse líquido garante a presença divina uma vez que é também um símbolo do Espírito Santo.
Assim, era intocável aquele que recebesse a unção, do que decorre o fato de Jesus ser chamado de “o ungido”.