Paixão

PaixaoDerivado da palavra grega pathos, a paixão significa excesso, sofrimento, assim como no latim a palavra paixão também deriva de passus, que designa sofrer. Como representação de um sentimento intenso, a paixão tem a sua iconografia relacionada ao imaginário amoroso. No entanto, a paixão é tida como um estado de emoção agudo, sendo bastante associada à atração, ao desejo sexual, à luxúria e ao romance.

A paixão é comumente descrita como um desejo desmedido e desenfreado, um sentimento que afasta a racionalidade e que cria uma oscilação entre aquilo que real e ilusório. A paixão remete à impulsividade, à ardência, à inquietação e a sentimentos acentuados. A paixão instaura, portanto, uma dualidade entre o corpo e a alma, e uma relação quase intrínseca entre o prazer e a dor.

Na mitologia greco-romana, Afrodite, Vênus, Eros e o Cupido são os deuses que representam tanto o amor como a paixão e o erotismo.

Visualmente, a paixão é simbolizada pela cor vermelha, pelo fogo, pela imagem de um coração, ou pelo cupido. Rosas vermelhas são também frequentemente associadas à paixão.

Assim como o amor, a paixão também é tema de muitas reflexões e textos filosóficos, literários, e um tema recorrente também na psicanálise. A paixão é, em alguns casos, considerada inclusive uma patologia derivada do sentimento amoroso, chegando a um estado de desejo constante e até obsessivo.

Conheça também simbologia de Amor.