A figura do palhaço representa o reverso da postura da realeza, decorrente das suas atitudes e palavras. A soberania do rei é a ausência de autoridade do palhaço; a vitória para o rei é a derrota para o palhaço; o respeito para o rei é o riso para o palhaço.
Tradicionalmente, o palhaço representa, ainda, o rei assassinado.
Ao mesmo tempo que o palhaço representa alegria, também representa o medo pelo fato de, muitas vezes, ser representado pelo Coringa que, com malícia esconde o seu temperamento atrás da sua irreverência.
Tatuagem de Palhaço
Geralmente as tatuagens de palhaço estão associadas à malandragem.
Na prisão, as tatuagens podem falar muito sobre os presidiários e sobre o crime que cometeram. O prisioneiro que tem um palhaço tatuado no corpo sinaliza que ele praticou furto, roubo ou participou de formação de quadrilha.
As tatuagens de palhaço variam e há algumas que trazem consigo uma ou mais caveiras, as quais revelam que o prisioneiro matou um ou mais policiais, de acordo com o número de caveiras tatuadas. Algumas têm sangue escorrendo da boca do palhaço, o que indica a morte de um parceiro; a cor do sangue, por sua vez, sinaliza se essa morte foi provocada por um policial - se vermelha, ou provocada por um rival - se preta.
Leia também a simbologia do Coringa.