O panda é um animal característico da China que simboliza a tranquilidade, a independência, a ternura, a serenidade, a doçura, a paz, a gentileza e a força.
Ele também representa a juventude, a inteligência e a astúcia.
O animal é um símbolo muito importante para a cultura chinesa.
Simbologia do panda na cultura ocidental
Apesar de serem animais extremamente dóceis, devido ao seu grande porte e peso eles são capazes de imprimir uma força enorme. Por esse motivo, o panda é tido no ocidente como símbolo de garra e persistência.
Esses gigantes peludos são por natureza solitários, o que os leva a serem identificados com a representação da independência.
Apesar de terem um porte poderoso que lhes permitiria ir à caça, os pandas mantém uma dieta praticamente vegetariana, se alimentando especialmente de bambu. Como não são animais predadores e não arranjam conflitos com outras espécies são tidos como símbolo do sossego e da quietude.
Por terem hábitos muito pacíficos - os pandas não são animais por natureza violentos - eles costumam ser identificados como símbolo da tranquilidade e da serenidade.
Simbologia do panda na China
O único habitat natural do urso panda no planeta são as montanhas da China, essa é a razão pela qual o panda acabou se tornando um símbolo do país.
Na cultura chinesa, devido a sua pelagem branco e preta, o animal é lido como um equilíbrio perfeito do Yin Yang, representando um balanço de energias.
O animal é tão cultuado na China que, todas as vezes que uma autoridade diplomática visita o país, recebe uma representação de um panda de presente.
Conheça também: