Os pés são o ponto de apoio do corpo e, por isso, transmitem estabilidade. Quando uma pessoa é realista e prática, diz-se que essa pessoa tem os pés no chão.
Considerado um símbolo satânico para alguns, para outros a cruz de pé de galinha é um símbolo de paz e ecologia.
Jesus lavou os pés dos apóstolos na cerimônia recordada pela maior parte dos cristãos como O Lava-pés. Esse gesto representa não só humildade, mas também um gesto de cura, tal como o fazem as pessoas que molham os pés na água do mar, por exemplo, numa tentativa de purificação, de limpeza das más escolhas ou dos maus caminhos por onde essa pessoa tenha passado.
Os pés também estão associados ao erotismo, dada a sua simbologia fálica, segundo psicanalistas como Freud e Jung. O calçado é, por sua vez, um símbolo feminino, ao qual o pé se deve adaptar.
Pé direito
O pé direito está associado à sorte, enquanto o esquerdo, ao azar. Assim, começar uma tarefa o pé direito significa começá-la bem. Essa é uma superstição que teve origem com os romanos que iniciavam as suas festas entrando com o pé direito nos salões. Uma vez que esquerdo significa “de mau agouro”, entrar com o pé esquerdo poderia indicar que a festa poderia não correr bem.
Ao contrário dos romanos, os egípcios acreditavam que o esquerdo representava o espiritual, enquanto o direito, o material.
Veja também a simbologia da Cruz-pé-de-galinha.