A pena simboliza sorte, proteção, fecundidade, clarividência, fantasia, justiça, poder, pensamento, a Lua.
Na Idade Média, a pena funcionava como uma espécie de oráculo, na medida em que a pessoa que estivesse perdida num labirinto ou numa encruzilhada, ao soprar uma pena no ar, ela indicaria a direção e o caminho correto. Deste modo, em muitas culturas, a pena simboliza a boa sorte, a proteção, a força do pensamento.
Nos rituais xamânicos de ascensão celeste, a pena simboliza a clarividência e a proteção, enquanto que para os povos primitivos as penas representavam um símbolo de poder. O cocar de penas de águia possuía uma simbologia mágica, de clarividência para quem o utilizasse.
Para os egípcios, a pena é o símbolo da justiça uma vez que nos pratos da balança era considerado o peso mais leve, mas suficiente para desequilibrar a balança.
Pena das aves
Nos mitos da Austrália e da Nova Guiné, utilizar penas é possuir o poder mágico dos pássaros, uma maneira de se transformar na ave e, por isso, a pena simboliza a fantasia, a clarividência, o poder, bem como a liberdade.
A pena de ave ou pássaro específicos reflete a sua própria simbologia:
- Águia - símbolo de autoridade e de vitória;
- Coruja - símbolo de sabedoria e de inteligência;
- Andorinha - símbolo de esperança e de boa sorte.
Leia também a simbologia das Aves.
As penas do pavão contêm olhos, os quais simbolizam a preocupação com o mundo. De acordo com a lenda, o gigante grego Argos tinha 100 olhos, os quais não dormiam em simultâneo. Ao morrer, Hera - a rainha dos deuses - teria colocado esses mesmos olhos nas penas da ave.
Ao mesmo tempo, a cauda do pavão é uma representação da abóboda celeste, cujos “olhos” são estrelas.
Saiba mais sobre o Pavão.
Tatuagens
O significado da tatuagem de pena vai ao encontro da sua simbologia, que pode variar de acordo com a sua representação e contexto. Quem escolhe a imagem de uma pena de ave ou pássaro específicos pretende refletir a sua própria simbologia.
A pena é uma imagem delicada, popular tanto entre homens como entre mulheres e pode ser tatuada em qualquer parte do corpo, de acordo com o tamanho escolhido.
Simbologia indígena
A coroa de penas é considerada pelos índios como a coroa radiada dos monarcas, é como se adquirissem, através de seu uso, a qualidade solar da ave.
Os índios Zunis oferecem bastões com penas - "bastões de orações" - para seus antepassados, a fim de obterem um boa colheita. Para isso, eles colocam os bastões com arranjos de penas nos lugares considerados sagrados, a saber: nas plantações de milho, nos rios, nos montes e nas nascentes.
Assim, eles acreditam no poder das penas para levarem suas orações aos céus. Em outras palavras, as penas auxiliam na chegada das mensagens aos deuses a fim de obterem a proteção divina.
As penas estão também presentes no filtro dos sonhos - objeto indígena que simboliza a proteção - e representam o ar.