Pérola

Perola

A pérola é considerada um símbolo lunar ligado à água e às mulheres. Trata-se de um elemento raro, puro e precioso.

É raro porque é dificilmente encontrado em seu ambiente natural; é puro porque tem a reputação de ser impecável, branco, retirado de uma água lamacenta ou de uma casca grosseira que não altera a sua forma;, e é precioso porque tem alto valor de compra.

Simbologias da Pérola

A pérola é como "a luz intelectual no coração". A noção de uma pérola escondida em sua concha é evocada em sua simbologia porque adquiri-la requer um esforço conforme o exigido pela verdade ou pelo conhecimento.

Nascida das águas ou da lua, encontrada em uma concha, a pérola representa também o princípio yin: é o símbolo essencial da feminilidade criativa.

Os mitos persas associam a pérola à manifestação primordial. Em várias regiões, a ostra que contém a pérola é comparada mais imediatamente com o órgão genital feminino.

A pérola nasce, segundo a lenda, por cair uma gota de orvalho na concha, e em várias culturas se sublinha essa atividade celestial relacionada ao embrião de nascimento.

A pérola tem um valor simbólico particularmente rico no Irã, tanto do ponto de vista da sociologia quanto da história das religiões.

De acordo com uma lenda recolhida por Saadi (poeta persa do século XIII), a pérola é considerada uma gota de chuva que cai do céu numa concha que sobe à superfície do mar e está meio aberta para recebê-la.

A pérola intacta é tomada como um símbolo da virgindade nas obras folclóricas e nas literaturas persas. Ela desempenha um papel central místico ao simbolizar a sublimação dos instintos, a espiritualização da matéria, a transfiguração dos elementos.

A pérola e as propriedade curativas

Esse elemento possui propriedades curativas: na Índia é utilizada contra hemorragias, icterícia, loucura, envenenamento, doenças dos olhos, etc.

Na Europa, foi usada na medicina para males psiquiátricos como a melancolia, a epilepsia e a demência.

No Oriente, o elemento é conhecido pelas suas propriedades afrodisíacas.

Na China, a medicina usava apenas a pérola virgem, não perfurada, que dizia curar todas as doenças dos olhos. É também considerada um símbolo de imortalidade no país. A medicina árabe reconhece as virtudes idênticas.

A terapia indiana moderna usa pó de pérola por suas propriedades revitalizantes e afrodisíacas.

As pérolas maceradas eram usadas como elixir da longa vida ou da imortalidade. O mesmo simbolismo também abrange o uso de pérolas artificiais.

Nos sacrifícios e cerimônias fúnebres do Laos, "os mortos recebem pérolas para a vida celestial". Elas são introduzidas nos buracos naturais do cadáver.

Entre os gregos a simbologia é é completamente distinta, por lá a pérola é considerada o símbolo do amor e do matrimônio.

Leia também: