A pimenta simboliza a energia, a proteção, a prosperidade, a sorte, a sensualidade, a sexualidade.
O uso da pimenta remonta há séculos antes de Cristo; utilizada inicialmente na Ásia e na Europa, atualmente seu uso se disseminou pelo mundo. Existem mais de 200 diferentes espécies e, no século XV, a pimenta foi um importante tempero de carne, custando um preço altíssimo.
Além do uso culinário é empregada em remédios caseiros, para infecções pulmonares, vermes, dores de estômago, dentre outros.
Significado Místico
Muitas culturas utilizam a pimenta como amuletos da sorte, ou seja, contra as energias negativas, uma vez que sua característica mais marcante - ser ardida e de coloração forte - afasta os maus espíritos, o mau olhado e a inveja.
Além disso, os pés de pimenta plantados nas portas das casas simbolizam a proteção, a sorte e a prosperidade beneficiada pela presença da planta. Caso a planta morresse, acreditava-se que a energia estivesse muito carregada, tendo a pimenteira a característica de absorver o "olho gordo" e não deixar passar as más energias, de modo que o seu poder simbolizava essa transformação.
Assim, em virtude do seu grande poder, a pimenta é também muito utilizada na bruxaria, nos rituais e nas oferendas.
Tatuagem
Ao encontro do seu significado, a tatuagem da pimenta é geralmente escolhida por dois motivos: um no sentido de proteção, tal como se levassem um amuleto, enquanto o outro, pela sua referência à sensualidade.
Pingente
Da mesma forma que as pessoas que gostam de tatuagens escolhem a imagem desse condimento como um amuleto, há pessoas que preferem tê-lo sempre consigo na forma de um pingente pendurado num cordão ou numa pulseira.
Expressões
Pimenta nos Olhos dos Outros é Refresco
Essa é uma expressão popular que significa que as más experiências passadas pelas pessoas afetam quem está a vivê-las; quem está de fora não consegue realmente sentir o seu peso.
Pimenta Malagueta
Chamar alguém de pimenta malagueta significa dizer que essa pessoa é difícil de lidar. Sua teimosia e implicância tornam as relações difíceis.
Umbanda
Na Umbanda, a pimenta é considerada um alimento quente e, por isso, associado ao fogo e utilizado por alguns mentores espirituais como Preto Velho e o Exu, com o intuito de renovação espiritual e limpeza de energias.
Sexualidade
Por ser de coloração forte, viva e possuir ardor incomparável, a pimenta muitas vezes está associada aos desejos carnais, uma vez que a expressão "picante" denota o prazer e a excitação. Ademais, a maioria dos formatos são pontiagudos o que de certa maneira, está associado ao falo, órgão reprodutor masculino.