Ptah

PtahPtah é uma divindade egípcia, que é considerado o construtor do mundo e dispensador da vida. Ele personifica a força criadora através de suas mãos que representam o poder da criação. Os egípcios acreditam que esse deus é o responsável pela formação do céu e da Terra.

Poderá ter surgido em Ptah a ideia de que Deus é o grande arquiteto; motivo pelo qual ele é popular entre os maçônicos. Assim, atribui-se à Ptah a proteção dos pedreiros, dos carpinteiros, dos pintores, entre outros.

Esse deus que, junto com Sekhmet e Nefertum, forma a trindade Mênfis - cidade do Antigo Egito - costuma ser representado segurando um bastão com um ankh, que é a cruz egípcia (para esse povo, a própria chave da vida, a eternidade). Seu animal simbólico é o escaravelho.

Pai de Nefertum e de Maahes, Ptah teria sido casado com Sekhmet e foi um grande defensor do Egito. Curiosamente, o nome do país decorre da pronúncia grega da palavra Egyptian, que é "Hwt-Ka-Ptah", cujo significado é “casa do espírito de Ptah”.

Segundo a lenda, Ptah teria salvado a antiga cidade do Baixo Egito Pelúsio ordenando que vermes comessem as armas dos inimigos assírios impedindo, desta forma, a sua invasão.

Leia também Símbolos Egípcios.