Rio

RioO rio simboliza o fluir das águas e a fluidez das formas, a fertilidade, a morte, a renovação, a mudança constante. O filósofo grego dizia que "não é possível entrar duas vezes no mesmo rio". A correnteza do rio simboliza a corrente da vida e da morte.

O rio simboliza a existência humana e o seu curso com a sucessão dos desejos, dos sentimentos, das intenções e as possibilidades dos seus desvios.

Simbologia de Rio

Tanto a travessia do rio, quanto a sua subida em direção ao mar ou descida possuem uma simbologia. A descida para o oceano simboliza a reunião das águas, a indiferenciação, o nirvana. Já a sua subida representa o regresso à fonte divina, à origem. A travessia do rio simboliza um obstáculo que separa dois mundos: o mundo fenomenal e o mundo dos sentidos. Na China, os jovens casais realizavam a travessia do rio durante o equinócio de primavera para purificar o corpo e prepará-lo para a fecundação.

Na tradição judaica, o rio do alto é o rio das graças, das influências celestes. O rio do alto desce verticalmente e se expande horizontalmente em quatro sentidos a partir do centro, simbolizando as quatro direções cardeais e os quatro rios do paraíso celeste. Este rio do alto é também o rio Ganges da Índia, o rio purificador das águas superiores, é o rio que liberta.

O rio era cultuado pelos gregos antigos, representavam filhos do Oceano e pais da Ninfas. Aso rios eram oferecidos sacrifícios afogando-se em suas águas touros e cavalos. Os rios inspiravam medo e veneração e só podiam ser atravessados se os rituais de purificação e de oração.

Ver também Simbologia de Mar.