A roda da fortuna é o 10º arcano maior das cartas do Tarot, e o seu significado é similar ao de esfinge. É uma carta que nos lança nas vicissitudes do mundo e representa a justiça imanente.
A roda da fortuna simboliza as alternâncias do destino, as contingências da vida, a sorte ou o azar, as ascensões e riscos de queda, as flutuações, a instabilidade permanente e o eterno retorno. A carta da roda da fortuna representa também a situação social e profissional.
A roda da fortuna é um símbolo solar, e representa as mortes sucessivas através dos cosmos, é a roda dos nascimentos e renascimentos. A roda da fortuna gira como as rodas de uma carroça, em alguns momentos os raios estão para cima e em outros para baixo, é o movimento da justiça e do equilíbrio.
Na subida e na descida da roda da fortuna, há uma lei de alternância e compensação, que remete à história humana, social e pessoal. Como na vida, representa a sucessão contínua de sucessos e desgraças, de sorte e de azar, de nascimentos e mortes.