A Rosa dos Ventos, também chamada de Wind Rose em inglês, simboliza luz e sorte, podendo significar também a necessidade de mudanças, de encontrar uma direção, um caminho a seguir. Ela mostra a direção dos quatro sentidos fundamentais de orientação geográfica.
O símbolo da Rosa dos Ventos representa uma volta completa do horizonte e tem os seguintes pontos:
Pontos cardeais:
- Norte (N)
- Sul (S)
- Leste (E)
- Oeste (O ou W)
Pontos colaterais:
- Nordeste (NE)
- Noroeste (NO ou NW)
- Sudeste (SE)
- Sudoeste (SO ou SW)
Pontos subcolaterais:
- Nor-nordeste (NNE)
- Lés-nordeste (ENE)
- Lés-sudeste (ESE)
- Su-sudeste (SSE)
- Su-sudoeste (SSO ou SSW)
- Oés-sudoeste (OSO ou WSW)
- Oés-noroeste (ONO ou WNW)
- Nor-noroeste (NNO ou NNW)
A Rosa dos Ventos é um dos símbolos da navegação, e representa o rumo certo, a decisão ponderada, a melhor escolha, remetendo também à sorte e aos bons ventos.
Considerado um instrumento muito importante utilizado desde muito tempo pelos marinheiros, representou uma grande revolução para a navegação, já que a sua descoberta permitiu expandir os horizontes marítimos mediante a exploração de mares abertos em quaisquer condições temporais.
Origem da Rosa dos Ventos
Inventada aproximadamente no século XIV, a Rosa dos Ventos foi um instrumento de função cartográfica, tendo origem nas navegações pelo mar mediterrâneo, utilizada pra indicar a posição dos ventos, as direções dos oito ventos principais, dos oito ventos secundários e dos dezesseis ventos complementares (totalizando 32 direções).
Na Europa, no período da Idade Média, os oito principais ventos foram associados pelos marinheiros aos nomes de lugares próximos ao mediterrâneo, que são: Tramontana (norte), Ostro (sul), Ponente (oeste), Levante (leste), Greco (nordeste), Siroco (sudeste), Libeccio (sudoeste) e Maestro (noroeste).
Em 1302, Flávio Gioia alterou a bússola que era usada a bordo de uma embarcação, de forma a colocar a agulha desse instrumento sobre um cartão com um desenho de uma Rosa dos Ventos.
O termo "Rosa dos Ventos", surgiu justamente devido à semelhança dos pontos cardeais com as pétalas das rosas.
Tatuagem de Rosa dos Ventos
A Rosa dos Ventos é uma tatuagem muito popular que está associada à boa sorte, geralmente feita para significar a ação da mudança, do encontro de um caminho certo para seguir. Também tem relação com a aventura, principalmente para os amantes de viagens.
Uma curiosidade é que a Rosa dos Ventos é um dos símbolos mais usados em tatuagens entre os membros da máfia russa, e significa supremacia, superioridade, muitas vezes associada a questões raciais. Quando é tatuada nos joelhos, ela indica que aquela pessoa não se ajoelha e nem se dobra diante de ninguém e de nenhuma força, nem mesmo de Deus. Já quando é tatuada acima do coração, significa que a pessoa se tornou um membro da máfia russa.