São Valentim

Sao ValentimA história de São Valentim faz parte do imaginário e da simbologia do amor em muitas culturas orientais e ocidentais. Enquanto no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho - véspera do dia de Santo Antônio, que segundo a tradição cristã é o santo casamenteiro - no hemisfério norte a data é comemorada no Dia de São Valentim, dia 14 de fevereiro, que é a data de sua morte.

História

Segundo a lenda, para expandir o Império Romano, o imperador Cláudio II proibiu que os homens se casassem, pois sendo solteiros era obrigados a partir em combate. Mas Valentim, um sacerdote cristão que acredita-se ter vivido no século II d.C, continuou a realizar clandestinamente casamentos de casais apaixonados. Descoberto pelo imperador, Valentim foi condenado à morte e decapitado.

Enquanto esteve preso, Valentim recebia cartas de jovens apaixonados e flores, como demonstração de devoção. Acredita-se que o sacerdote Valentim apaixonou-se por uma jovem cega, que após receber dele uma carta de amor voltou a enxergar, tendo sido a partir daí considerado santo. No entanto, a existência de São Valentim nunca foi historicamente comprovada.

As flores e os casais de aves são símbolos do amor romântico e do Dia de São Valentim, assim como as cartas de amor que passaram a fazer parte do imaginário e do comportamento amoroso.

Que tal agora ver as simbologias do Cupido e também do Amor?