O sêmen é considerado um símbolo da força da vida, da gênese da criação e do nascimento.
A simbologia do sêmen
Através do sêmen - do seu encontro com o óvulo - é gerada uma nova vida, por esse motivo ele é considerado como um elemento que carrega a força da criação e a possibilidade da geração do novo.
Se não fosse o sêmen e a capacidade de reprodução, a espécie teria o seu fim decretado. Graças à sua condição de gerador da vida, o sêmen está relacionado à simbologia do nascimento.
O significado do sêmen em diversas culturas do mundo
Nos rituais dos Essênios, o sêmen era considerado como símbolo do corpo de Cristo. Num simbólico ritual dessa cultura, o sêmen do eleito era usado em rituais de iniciação ou de batismo além de ser considerado com poderes nos processos de cura, através da unção.
Nas antigas culturas orientais, acreditava-se que as pedras preciosas eram gotas do sêmen divino. Os chineses, por exemplo, julgavam que a pedra jade era fruto do sêmen do dragão celestial.
O sêmen é também bastante reverenciado no Budismo e no Taoísmo. O orvalho nessas culturas é uma metáfora para o sêmen. Os religiosos acreditavam que o orvalho era como uma espécie de chuva que fertilizou a terra, por esse motivo o orvalho acabou se tornando uma metáfora para o sêmen.
O que é o sêmen?
Em termos biológicos, o sêmen é um líquido segregado pelas gônadas dos animais masculinos de algumas espécies.
Nos primórdios julgava-se que o sêmen provinha do cérebro. Acreditava-se que a vida só poderia surgir daquilo que caracteriza o homem, isto é, o seu cérebro. Com o tempo a crença foi revista e hoje já se sabe que o sêmen não provém do cérebro.
Conheça também: