A serpente é um réptil que muitas vezes está associado ao mal, à morte e escuridão, por ser considerado uma animal misterioso, traiçoeiro e venenoso. Contudo, é um símbolo muito rico em diversas culturas e, por outro lado, pode representar o rejuvenescimento, a renovação, a vida, a eternidade e a sabedoria.
Um dos episódios mais conhecidos da Bíblia recai sobre o momento em que Eva morde a maçã e renuncia ao paraíso influenciada pela serpente, disfarçada de Satã. A partir desse momento, a serpente indica, no Cristianismo, o pecado, um animal traidor, calculista, do submundo associado ao demônio.
Mitologia grego-romana
Na mitologia greco-romana, a figura da serpente surge com Asclépio (Esculápio) associada à cura, símbolo da medicina e da sabedoria.
Por outro lado, no mito de Laocoonte, sacerdote de Apolo (deus do Olimpo), a desobediência ao deus faz com que o mesmo envie duas grandes serpentes a fim de matar Laocoonte. A partir disso, a serpente representa o animal. Aliás, o grande herói da mitologia grega, Hércules, enfrentou o monstro Hidra, animal com corpo de dragão e nove cabeças de serpente.
Mitologia Nórdica
Na mitologia nórdica, Jormungand é conhecido como a serpente de Midgard, filho de Loki, deus gigante do fogo, da trapaça, da magia, e de Angurboda, deusa do medo. Odin, deus da sabedoria e da guerra, rapta seus três filhos (Fenrir, Jormungard e Hel), de modo que lança Jormungand no oceano e, desde então, adquire uma forma figurada numa serpente gigante que envolve todo o mundo e também engole sua própria cauda, como "Ouroborus".
Ouroboros
Talvez essa seja a imagem mais figurativa para a simbologia da continuação, da renovação que carrega a serpente, pois a imagem de “Ouroborus”, é aquela que engole sua própria cauda, formando um círculo, representando o cosmos, a totalidade, a energia cíclica.
Leia mais sobre o significado da Ouroboros.
No Oriente
No hinduísmo, no budismo e na Yoga, a serpente representa a força vital, a cura bem como a energia cósmica e sexual, associada ao Kundalini (energia física e espiritual concentrada na base da coluna), sendo a espinha dorsal, a representação da serpente (energia) que chega até a cabeça, trazendo a cura e o equilíbrio cósmico.
Da mesma maneira, no Xamanismo, a serpente, animal que troca sua pele é considerado o devorador de doenças, e por isso, simboliza a cura, a sensualidade e também a vitalidade e a sabedoria.
A serpente emplumada: Quetzálcoatl
Para os astecas e os toltecas, povos mesoamericanos, a imagem de Quetzálcoatl é representada por uma serpente com penas, no espanhol, “serpiente emplumada”, a divindade mais importante, do elemento água, da vida e da renovação. Além disso, representa a energia e a força.
Horóscopo Chinês
As pessoas nascidas sob esse signo Yin, dos elementos água e terra, são em sua maioria como o própria simbologia do animal sugere: sábios, sensuais, elegantes, misteriosos e, ao mesmo tempo, desconfiados, inseguros, cautelosos, frios e calculistas.