A bandeira do arco-íris que representa o movimento e a comunidade LGBT foi criada em 1978 pelo artista e ativista Gilbert Baker. Hoje, ela possui outras variações, mas em sua forma mais tradicional apresenta seis cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo.
Cada listra de cor da bandeira do arco-íris retrata um setor da comunidade Lésbica, Gay, Bissexual, Trangênero, Transexuais e Travestis (LGBT) e mais recentemente também o espectro chamado Queer. Hoje existem outras bandeiras que representam o movimento, tais como a bandeira trans, a bandeira bisexual, a bandeira pansexual, a bandeira asexual, a bandeira intersexo e outras.
História da bandeira LGBT
A bandeira do orgulho gay foi criada após a eleição de Harvey Milk, o primeiro homem gay a ser eleito em um cargo público na Cidade de São Francisco nos Estados Unidos. Inicialmente, o artista Gilbert Baker também incluiu as cores rosa e turquesa, mas acabou retirando pela dificuldade em produzir em massa a bandeira com estas duas cores a mais. Nesta primeira versão, a bandeira também trazia a cor anil que depois foi substituída pelo azul que conhecemos hoje.
A bandeira LGBT foi criada para representar a comunidade como um todo. Gilbert disse em 2015 que: “Nós precisávamos de alguma coisa que expressasse nossa alegria, nossa beleza e nosso poder. E o arco-íris fazia isto”.
Na Parada do Dia da Liberdade Gay de São Francisco em junho de 1978, Harvey Milk andou sob a bandeira do orgulho LGBT com as oito cores do design original, meses antes de ser brutalmente assassinado. Pouco depois, a bandeira passou pela alteração das seis listras que conhecemos hoje, mas sua mensagem permaneceu a mesma.
O Significado das cores da bandeira LGBT
- Vermelho: vida
- Laranja: cura
- Amarelo: luz do sol
- Verde: natureza
- Azul: harmonia
- Roxo: espírito
Bandeira LGBT com as cores preto e marrom
Em 2017, a cidade da Filadélfia nos Estados Unidos apresentou uma versão da bandeira LGBT incluindo as cores preto e marrom. Essas cores foram introduzidas para representar as pessoas negras e demais pessoas “não brancas” dentro da comunidade que se sentiam marginalizadas dentro do próprio movimento.
A cor preta representa diversidade e a cor marrom a inclusão. A escritora, atriz e ativista lésbica Lena Waithe utilizou esta versão da bandeira LGBT como capa em um dos eventos mais importantes de moda dos Estados Unidos em 2018, o Met Gala.
Significado da bandeira Trans
Em 1999, a ativista e autora transgênero Monica Helms criou a bandeira que viria a ser o símbolo da comunidade trans, que incluí as pessoas que se identificam como transgêneros, transexuais e travestis.
Essa bandeira apresenta duas faixas azul bebê, duas faixas rosa claro e uma faixa branca no centro. De acordo com a ativista, as listras azuis são tradicionais cores para meninos e as listras rosas para meninas. A listra branca no meio é para pessoas intersexo, em momento de transição, gênero neutro ou gênero não definido.
Significado da bandeira bisexual
A bandeira do orgulho bisesxual foi criada em 1998 pelo ativista Michael Page. Ele percebeu que simbolicamente muitas pessoas bissexuais não tinham uma conexão com a bandeira do arco-íris quanto as pessoas gays e lésbicas.
A bandeira bissexual apresenta 40% a cor magenta, 40% a cor azul royal e em seu centro a cor lavanda. O significado de cada cor é:
- Magenta: atração pelo mesmo sexo
- Azul royal: atração por pessoas do sexo oposto
- Lavanda: é uma mistura do magenta e do azul para representar a atração por ambos os sexos
Significado da bandeira Pansexual
A bandeira do orgulho pansexual foi criada em 2010 através de uma comunidade online por pessoas que se identificam com esta orientação sexual. Pansexuais são pessoas que sentem atração sexual, emocional ou romântica por indivíduos independentemente de sexo ou identidade de gênero.
Esta bandeira apresenta uma listra na cor rosa, uma listra na cor ciano e no meio uma listra na cor amarelo. Essas cores representam os três grupos de gênero que os pansexuais se atraem. Veja o que cada cor representa:
- Rosa: pessoas que se identificam como mulher
- Amarelo: pessoas que se identificam entre ou além do gênero binário. Ou seja, pessoas não-binárias e demais
- Ciano: pessoas que se identificam como homem
Vale lembrar que existem diversas outras bandeiras que representam as minorias sexuais e o movimento LGBTQIA+ e que abrangem ainda mais o orgulho, luta e perseverança destas comunidades.
Gostou deste conteúdo? Veja Também: