Rosa, no Ocidente, é uma das cores usadas para expressar feminilidade. É por isso que as meninas bebês costumam ser vestidas com essa cor, que carregada beleza e delicadeza, características que estão associados ao gênero feminino.
É uma cor cheia de magia e de inocência. Isso porque marca presença nos contos de fadas e de princesas.
Além de transmitir feminilidade, o cor-de-rosa também simboliza romantismo, especialmente o rosa claro, visto que rosa escuro (também chamado de pink) transmite sensualidade. Já o vermelho, é a cor que representa o amor carnal.
No Budismo
A flor de lótus é o símbolo mais ilustrativo do Budismo e é ainda mais importante quando representada de rosa, pois representa o próprio Buda.
Na Segunda Guerra Mundial
Os nazistas obrigaram os homossexuais do sexo masculino a usarem triângulos com essa cor para os identificar nos campos de concentração. Dessa forma, todos sabiam que o motivo pelo qual eles estavam ali decorria da sua opção sexual.
Assim, é o rosa, com menos popularidade de que o arco-íris, a cor usada como insígnia do orgulho gay.
Símbolo do Câncer de Mama
O símbolo oficial do câncer de mama é um laço cor-de-rosa. No entanto, a primeira cor sugerida para apoiar as vítimas da doença teria sido o laranja. Pelo fato de ser a cor que está mais associada às mulheres, o rosa assumiu esse papel.
No Réveillon
Popularmente diz-se que para as pessoas cujo desejo para o ano novo é encontrar um grande amor, devem vestir-se de rosa na noite do Réveillon.
Conheça mais significados de cores.