O significado da tatuagem de cruz varia muito por ser um objeto difundido no mundo inteiro, estando presente em diversas religiões e culturas.
Porém, o simbolismo mais recorrente é que representa a fé cristã, o cristianismo e o próprio Jesus Cristo, que foi crucificado para salvar a humanidade.
As cruzes mais comuns em tatuagens são a cruz latina, o crucifixo e a cruz gótica, e menos habitual são a cruz celta e a cruz Ansata. Existem também alguns outros desenhos estilizados.
Se você quiser saber sobre os diversos tipos de cruzes e suas simbologias, é recomendável para quem gosta do assunto.
Tattoo de Cruz
Nós separamos algumas ideias de locais mais populares para se fazer uma tatuagem de cruz, um exemplo feminino e outro masculino, além de pôr o significado de cada cruz.
Tatuagem de cruz na nuca
A nuca é um dos lugares mais escolhidos pelas pessoas para se tatuar uma cruz, quase sempre sendo em tamanho pequeno ou médio.
Na imagem está presente a cruz gótica, que é uma estilização da cruz latina, de acordo com as características do período gótico. Simboliza o lado sombrio e obscuro da fé, dor e mistério.
Tatuagem de cruz atrás da orelha
O bom de fazer um desenho atrás da orelha é que ele fica bastante discreto e minimalista, uma boa opção para quem gosta de tatuagens pequenas.
A cruz mais recorrente nas tatuagens é a latina, que simboliza o local onde Cristo foi crucificado, por isso passa a representar a luz e a reencarnação de Jesus.
Tatuagem de cruz na costela
Um local mais doloroso, porém com bastante espaço para serem feitas tatuagens grandes, ele é um dos dos preferidos para esse tipo de desenho.
Na foto há uma cruz gótica com o trecho de uma oração, difundida ao redor do mundo, do teólogo norte-americano Reinhold Niebuhr , que significa:
“Concedei-nos Senhor, serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras.”
Tatuagem de cruz nas costas
Esse lugar do corpo é escolhido principalmente pelos homens, sendo feito tatuagens bem grandes, com diversos detalhes.
A escolha da imagem foi a composição de Cristo na cruz, que é o crucifixo, simbolizando o sacrifício de Jesus para salvar os seres humanos.
Tattoo de cruz no pescoço
Também em um modelo de cruz latina, porém com detalhes diferentes, esse desenho carrega consigo um terço, que é um símbolo religioso, representando devoção e fé, utilizado para orações.
Você pode montar a figura da forma que quiser, colocando a palavra fé ou Deus, como preferir.
Tatuagem de cruz na panturrilha
Mais um local do corpo que faz sucesso no quesito tatuagem de cruz, ele é propício para desenhos médios e grandes.
A cruz demonstrada é a Ansata, a qual faz parte da cultura egípcia, simbolizando a chave da vida e da eternidade, muito utilizada como um talismã.
Tatuagem de cruz celta
Uma cruz também muito empregada em tatuagens é a cruz celta, em que o círculo que a rodeia simboliza a unidade e o amor eterno de Deus.
Ela se tornou popular na Irlanda antes do cristianismo.
Tatuagem de cruz feminina
A maior parte das tatuagens femininas de cruz são minimalistas e pequenas, trazendo um desenho mais simples ou mais estilizado. Os locais preferidos do corpo são costas, nuca, braço, pescoço e pé.
Na imagem foi feito uma cruz rodeada de flores coloridas. A flor simboliza beleza, amor, natureza, juventude, além de oferecer aquele toque feminino. A pessoa pode querer homenagear Jesus Cristo, entregando todo seu amor.
Tatuagem de cruz masculina
Os desenhos escolhidos pelos homens são maiores e mais rústicos, alguns com grandiosos detalhes. Os lugares do corpo mais populares são as costas, o braço, a costela e a panturrilha.
Uma tatuagem comum é a que traz a cruz gótica com asas, algo bem angelical, conectado ao cristianismo e aos anjos, que são mensageiros divinos.
O artigo foi interessante para você? Quer conferir outros? Acessa: