Um dos elementos simbólicos mais importantes dos Jogos Olímpicos é a tocha olímpica e a sua chama. Ela representa um objetivo global e remonta as tradições dos jogos que se iniciaram na Grécia no ano de 776 a.C.
Os jogos olímpicos eram realizados em homenagem à Zeus e outras divindades. Até hoje, a chama fica acesa durante todo o período de competição e carrega também o significado da chama eterna. Conheça mais sobre os significados da chama e da tocha olímpica!
História da chama e da tocha Olímpica
A chama olímpica deriva da Grécia antiga, quando o fogo sagrado continuava aceso durante todo período de competição. A mitologia grega revela que o fogo tinha um significado divino.
De acordo com a lenda, o titã Prometeu roubou o fogo dos deuses para dar aos mortais. Zeus, com medo de que os humanos fossem ter o mesmo poder que os deuses, castigou o titã amarrando-o a uma rocha, onde todos os dias, uma águia comia seu fígado, para no dia seguinte, ele ser regenerado.
A chama olímpica era acesa no Santuário dedicado à deusa Hera, na cidade de Olímpia, e também no templo de Zeus.
História da tocha olímpica nos jogos modernos
Como símbolo dos jogos olímpicos modernos, a tradição da chama sagrada foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de Amsterdã em 1928. Desde então, a chama fica acesa no local onde serão realizados os jogos.
O arquiteto Jan Wills, responsável pelo design do estádio de Amsterdã, foi quem teve a ideia de construir uma torre, onde a chama ficaria acesa durante todo o período dos jogos olímpicos. A primeira pira foi acesa por um funcionário da empresa de eletricidade de Amsterdã.
Alguns historiadores dizem que a origem da tocha olímpica se relaciona às corridas de revezamento. Durante a noite, os corredores utilizavam tochas para iluminar o caminho. No final, a equipe que vencia a prova, utilizava o fogo para acender as fogueiras em homenagem à Zeus.
Contudo, a tradição da chama percorrer o caminho da Grécia até a cidade sede dos Jogos Olímpicos foi introduzida nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. Essa tradição se iniciou como uma propaganda nazista. Hitler estava relutante em sediar os jogos naquele ano, mas foi convencido pelo significado de empoderamento que daria ao partido Nazista.
Foram eles que iniciaram a tradição de acender uma tocha no local onde existia o templo de Hera, em Olímpia, e levar até a cidade que iria sediar os jogos olímpicos. A ideia era projetar a simbologia da chama saindo da Grécia antiga e chegar ao moderno império alemão da época.
3331 pessoas carregaram a tocha que saiu da Grécia, atravessando 3.187 quilômetros. A viagem durou 12 dias e 11 noite passando pela Grécia, Bulgária, Iugoslávia, Hungria, Áustria, Tchecoslováquia até chegar à Alemanha.
Hoje em dia, quando a chama precisa ser transportada de avião para outros países, lamparinas com o fogo aceso na Grécia são carregadas cuidadosamente.
Qual o tamanho da tocha olímpica?
O design das tochas olímpicas modernas são realizadas pelos países sedes e podem ter diferentes tamanhos e formatos para simbolizar algo que o país considere importante.
Para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, a tocha media 63,5 centímetros quando fechada e 69 centímetros quando aberta, pesando por volta de 1,5 kg. Nossa tocha foi pensada para representar as cores que simbolizavam o Brasil. O preto simbolizava o chão, o verde às montanhas do Rio, o azul, o mar brasileiro e o ouro, o nosso céu.
Já nas Olimpíadas de Londres em 2012, a tocha olímpica media 80 centímetros e pesava 800 gramas. Seu design apresentava 8000 pequenos furos que simbolizam o número total de pessoas que participaram do revezamento.
Para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, a tocha mede 71 centímetros e pesa 1,2 kg. Seu design foi inspirado na flor de cerejeira, um dos maiores símbolos do Japão.
Imagens da tocha olímpica
Confira as imagens das tochas olímpicas criadas para os últimos jogos!
Tocha dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Tocha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
Tocha dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Tocha dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008
Tocha dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004
Gostou deste conteúdo? Leia também outros relacionados: