Gama é a terceira letra no alfabeto grego e foi criada para representar o som correspondente ao "g". O símbolo gama também fazia parte do sistema de números dos gregos, sendo equivalente ao número 3.
Com o passar do tempo, o símbolo começou a ser utilizado para representar diversas ciências e seus diferentes conceitos.
Símbolo gama no alfabeto grego
Acredita-se que a letra grega gama tenha sido inspirada no alfabeto fenício que representava a letra "g" (gīml) da seguinte forma:
Por causa do significado desse símbolo fenício, que se refere à um bastão sendo lançado em direção à um camelo, nasceu a teoria - hoje não muito aceita - de que o gama seria uma representação abstrata do pescoço do camelo. A teoria mais confiável, porém, relaciona a origem do gama a um hieroglifo egípcio que representaria o lançamento de um bastão.
Confira abaixo gama e as outras letras do alfabeto grego:
Agora que conhece mais sobre a terceira letra do alfabeto grego, que tal aprender sobre a primeira? Descubra os significados da letra Alfa!
O símbolo gama em outras ciências
O símbolo gama é também utilizado para representar diversos outros conceitos físicos e matemáticos, e pode ter significados diferentes dependendo do tipo de letra (maiúscula ou minúscula).
Gama maiúscula: Γ
A gama maiúscula é utilizada para representar a função gama (matemática) e a distribuição gama (estatística).
- Função gama (Γ): é uma extensão da função fatorial e existe para ajudar no cálculo de variáveis aleatórias.
- Distribuição gama (Γ): é um ramo da estatística que é utilizada para ajudar a prever a confiabilidade de um componente elétrico e até a fazer previsões meteorológicas.
Gama minúscula: γ
A gama minúscula é um símbolo da física nuclear (radiação gama), do peso específico e da termodinâmica (coeficiente de expansão adiabática).
- Radiação gama (γ): A radiação gama também é conhecida como raios gama. Ela é uma radiação de alta frequência que possui massa e carga nulas e é responsável por transformar o ar em condutor de corrente elétrica.
- Peso específico (γ): O peso específico é calculado através da multiplicação da massa de um corpo (kg/m3) pela aceleração da gravidade (m/s²), e é representado através da fórmula ɣ = ρ.g
- Coeficiente de expansão adiabática (γ): Esse coeficiente relaciona a capacidade térmica a pressão e volume constantes. A fórmula para essa equação é a seguinte: