Os locais sagrados, independente da religião, do credo, da cultura e da sociedade, são usados como um meio para se alcançar o divino, para se entrar em contato com a espiritualidade.
Servem para orar, para pedir e agradecer desde a época pré-histórica. Alguns ficaram muito conhecidos como a Kaaba e a Igreja de Santo Sepulcro, por exemplo.
Analisando esse fato, nós listamos 14 locais sagrados e os seus simbolismos, para você ler mais sobre os que conhece e descobrir outros.
1. Kaaba
Como um objeto cúbico que traduzido do árabe para o português significa ‘’cubo’’, a Kaaba simboliza a casa de Deus para os muçulmanos.
Anualmente é feita a peregrinação, chamada de hajj, para a cidade de Meca, na Arábia Saudita. O evento conta com milhões de pessoas e deve ser feito ao menos uma vez na vida pelos muçulmanos.
Em Meca, eles circulam ao redor da Kaaba sete vezes, simbolizando as sete ascensões ao céu de Maomé, a qual é uma lenda islâmica chamada de Miʿrāj, que demonstra a jornada do profeta por todos os sete níveis, até chegar ao reino de Deus.
2. Chalma
As grutas sagradas pré-colombianas de Chalma, localizadas no México, simbolizam um local sagrado e de cura, que foi utilizado pelos ameríndios da região para reverenciar seus deuses.
Esses índios peregrinavam até as grutas para realizar rituais em busca de cura e para agradecer a deuses como Ozteotl.
Quando os evangelistas agostinianos (colonos espanhóis) chegaram ao local, por volta de 1530, catequizaram os indígenas, transformando o lugar em um santuário para Jesus Cristo.
Desde esse momento, o Mosteiro Real e o Santuário passaram a ser um espaço cristão sagrado.
3. Monte Tai
Considerado um Patrimônio Cultural e Natural pela UNESCO, o Monte Tai, localizado na China, simboliza estabilidade, paz e tem conexão com o divino.
A montanha é considerada a primeira das ‘’Cinco Montanhas Sagradas’’, além de ser associada ao nascer do sol, ao renascimento e à renovação.
Ela também é considerada uma divindade, a filha do imperador dos céus, pois durante milhares de anos, diversos imperadores a veneraram, fazendo cerimônias e agradecimentos. É um local sagrado desde 3000 a.C.
4. Delfos
Essa cidade grega, também declarada Patrimônio Mundial da UNESCO, simbolizava o centro do mundo para os gregos antigos.
Como o lugar que abrigava o oráculo antigo e sagrado, muitas pessoas iam até ele para saber previsões do futuro e pedir conselhos. Esse local primeiramente pertencia a deusa da Terra, Gaia, e logo depois foi tomado pelo deus Apolo.
Então passou a representar o santuário de Apolo, dedicado somente a ele.
5. Stonehenge
Esse monumento tem um ar misterioso que o cerca. Foi construído por volta de 2000 a.C., sendo considerado uma espécie de calendário solar. Tem conexão com o sagrado, sendo um ícone de avanço tecnológico pré-histórico.
Ele foi utilizado como um relógio astronômico e calculadora côsmica pelos povos do período neolítico, podendo definir as datas dos solstícios e equinócios.
O posicionamento das pedras conseguia demarcar o ciclo da Lua, das estações do ano e dos eclipses, sendo usado para fazer cerimônias sagradas.
6. Wat Phra Keo
Também conhecido como ‘’O Templo do Buda de Esmeralda’’, esse monumento é considerado o templo budista mais sagrado da Tailândia, localizado no Grande Palácio em Bancoque. É um símbolo divino, do povo tailandês e de nobreza.
A estátua do buda de esmeralda é cercada de mitos e lendas, acredita-se que ela foi achada após um raio atingir a cidade de Chiang Rai, onde alguns monges a levaram para um templo.
Após ser passada nas mãos de alguns governantes e em algumas cidades, ela foi instalada pelo rei Rama I em Bancoque.
Há uma cerimônia em que o rei da Tailândia muda as roupas do buda três vezes por ano, correspondente as três estações (quente, chuvosa e fria).
7. Bodh Gaya
Bodh Gaya é uma cidade que se localiza perto de Bihar, na Índia, sendo considerada símbolo da iluminação de buda.
Os budistas amam e acreditam que esse local é sagrado, pois o Templo Mahabodhi, fica ao lado da Árvore Bodhi, que foi o exato local onde buda alcançou a sua iluminação completa.
O Bodh Gaya é um dos mais importantes lugares de peregrinação associados ao budismo.
8. Basílica de São Pedro
A basílica papal de São Pedro é a maior igreja cristã do mundo, localizada em Roma é considerada um dos principais símbolos sagrados do cristianismo e da arte renascentista.
A história conta que Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, que também foi crucificado, os seus restos mortais foram enterrados onde se localiza hoje a basílica.
300 anos depois de São Pedro ser martirizado, o imperador romano Constantino mandou construir uma igreja no local. Após perder algum valor, ela foi reconstruída no século XVI com a ajuda de grandes artistas como Michelangelo e Bernini.
O artigo está sendo interessante? Aproveita e confere Símbolos do Cristianismo.
9. Igreja do Santo Sepulcro
Considerada um dos locais mais sagrados da terra pelos cristãos, a Igreja do Santo Sepulcro é onde provavelmente Jesus Cristo foi crucificado, morto e sepultado, ressuscitando depois. É um símbolo supremo da religião cristã.
Localizada em Jerusalém, ela é um alvo constante de peregrinações para conseguir estar mais perto do túmulo de Jesus.
10. Jasna Gora
Esse mosteiro, localizado na Polônia, é um dos maiores locais de peregrinação de pessoas da religião católica. Para os polacos representa o seu país e é um símbolo de fé e religião.
Um dos principais artefatos encontrados nesse lugar é a pintura da Nossa Senhora de Częstochowa ou Madonna Negra de Częstochowa, a qual é cercada de lendas.
Ela simboliza o milagre, foi consagrada como a ‘’rainha da Polônia’’, além de representar proteção. É dito, em diversas histórias, que ela ajudou o país em muitas batalhas.
11. Grande Pirâmide
Também chamada de Pirâmide de Quéops ou Grande Pirâmide de Gizé, esse monumento se localiza no Egito, fazendo parte do complexo de Gizé. É uma das sete maravilhas do mundo antigo, simbolizando elevação espiritual e a relação da vida com a morte.
Foi construída para ser o túmulo gigante do faraó Quéops e para carregar todas as suas raridades.
Com uma estrutura muito grande e com a ponta em direção ao céu, é dito que essa pirâmide representa um portal no qual o rei egípcio se reúne com o deus Sol no céu.
12. Varanasi
Como uma das cidades mais sagradas de religiões como o hinduísmo, o budismo e o jainismo, Varanasi abriga um dos principais lugares de peregrinação religiosa, que é o rio Ganges.
Ele simboliza consciência divina e imortalidade, é nele que os hindus preferem morrer e serem cremados, pois acreditam que serão salvos. Há vários tipos de pessoas vistas peregrinando para esse rio, principalmente em busca de espiritualidade.
É dito que foi em Sarnath, um local próximo de Varanasi, que Buda iniciou o budismo e deu o seu primeiro sermão.
13. Teotihuacan
Essa antiga cidade asteca, localizada no México, abriga um complexo de pirâmides mesoamericanas, considerada uma civilização forte e desenvolvida.
É nesse local que foi esculpido diversos símbolos astecas, como figuras do deus da chuva e de Quetzalcoatl, o deus serpente emplumado, que simboliza poder, criação e, em algumas civilizações, morte e ressurreição.
Teotihuacan também acolhe a ''Pirâmide do Sol'', que representa imponência e conexão com o divino.
14. Kelimutu
Esse é um local sagrado para os habitantes da ilha de Flores, na Indonésia. O vulcão Kelimutu abriga três lagos com cores diferentes no seu topo. Simboliza imortalidade e ancestralidade.
Os moradores dessa região acreditam que os seus antepassados vivem e descansam nesses lagos. De acordo com as suas atitudes em vida, cada um vai para uma cor.
Inclusive há uma lenda que as cores mudam e variam conforme o humor dos espíritos ali presentes.
O artigo foi interessante? Esperamos que sim! Aproveita e confere outros: