O símbolo mais popular da anarquia é a letra A dentro de um círculo. Este círculo seria, na verdade, a letra O.
A letra A é a primeira letra da palavra Anarquia que, em muitos idiomas, sobretudo em línguas europeias de origem latina, começa com a mesmo vogal. A letra O simboliza ordem. A letra A dentro da letra O faz referência a uma das mais famosas citações de Pierre-Joseph Proudhon, um dos grandes teóricos do anarquismo, que diz que "Anarquia é Ordem".
O anarquismo surgiu em finais do século XIX e começo do século XX como uma resposta à organização da sociedade a partir de instituições de poder, como a igreja, o estado, a família, etc.
A palavra anarquia vem do grego anarkhia e quer dizer ausência de governo. O anarquismo prega uma organização social completamente independente, em que os indivíduos têm total liberdade, mas responsabilidades com a coletividade. O símbolo do Anarquismo remete a esta ideia, representando também um mundo sem fronteiras.
Hoje, o símbolo da anarquia é usado por grupos que pregam a descentralização do governo. Diferente do que algumas pessoas pensam, o símbolo do anarquismo não tem qualquer relação com o símbolo do nazismo e nem com nenhum tipo de defesa de uma supremacia branca.
O símbolo da anarquia com a letra A popularizou-se e passou a ser usado de modo mais recorrente a partir de maio de 1968, com a a realização de um congresso anarquista na França.
Bandeira negra
A bandeira negra é outro símbolo do anarquismo frequentemente usada em manifestações sociais. A bandeira negra já é usada, aproximadamente, desde 1880 como símbolo da luta anarquista.
A cor negra da bandeira simboliza uma negação e repulsa a todas as formas de estruturas e organizações opressivas. A bandeira negra se opõe à bandeira branca como uma anti bandeira, já que a bandeira branca simboliza a resignação, a paz e a rendição.
Veja também: