O símbolo do signo de Aquário, o 11.º signo astrológico do zodíaco, são as duas ondas.
Por vezes, o aguadeiro figura como o símbolo de Aquário. O aguadeiro é o nome da função daquele que fornece água para consumo.
As ondas têm o significado de dualismo passivo e refletem o sentido de harmonia. Paralelas, uma onda representa a razão, a outra, o sentimento.
Por extensão, partilha da simbologia da onda, principalmente no que respeita à mudança de comportamento.
A simbologia deste signo relaciona-se com a mitologia, na figura de Ganimedes. Este era um jovem mortal que se destacava pela sua beleza.
Um dia, Zeus (o rei dos deuses) viu Ganimedes enquanto ele cuidava do rebanho do seu pai. Encantado com o fato de Ganimedes ser tão belo, Zeus resolve levá-lo consigo e, em troca, oferece ouro ao seu pai.
Ganimedes passa a servir néctar aos deuses. O néctar era a bebida que alimentava e dava imortalidade aos deuses e, por isso, tinha muito valor.
Certa ocasião Ganimedes derrama o néctar quando o está servindo e é expulso do Olimpo, local onde habitam os Doze Deuses.
Zeus, que tinha se apaixonado pela sua beleza, se compadeceu de Ganimedes e quis homenageá-lo. Assim, transformou o jovem na constelação de Aquário para que pudesse ser observado e admirado.
De acordo com a Astrologia, os aquarianos (nascidos entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro) são as pessoas mais idealistas e também as menos tradicionais do horóscopo.
Outros traços característicos dos aquarianos é o fato de serem inteligentes e intuitivos.
Signo do ar, o signo de Aquário é regido pelo planeta Saturno.
Conheça todos os outros símbolos do zodíaco em Símbolos dos Signos.