O símbolo da Biologia é representado por um círculo preenchido na cor azul, onde há folhas e um espiral, composição que carrega uma bonita simbologia.
Esse símbolo tem o sentido de origem da vida, na medida em que transmite a ideia de um espermatozoide fecundando um óvulo.
Cada elemento presente na composição do símbolo dos biólogos reforça o conceito sobre a profissão, sua missão e seus objetivos.
O círculo representa o nosso planeta. Ele simboliza perfeição, pois se inicia e se encerra em si. Além disso, representa união, relação que estabelece a comunicação entre os profissionais e favorece o seu crescimento.
O espiral representa o DNA, responsável pela informação genética dos seres vivos. Esse elemento carrega consigo, ainda, o sentido de desenvolvimento profissional.
Na sua ponta, surge o formato de um espermatozoide entre duas folhas, em representação da natureza.
Há quem sugira que o espiral constante na folha do lado direito do símbolo faz referência a um caracol ou, possivelmente, a uma asa de borboleta.
As cores também foram escolhidas com cuidado. Com predomínio do azul, que é a cor da Biologia, o azul faz referência à água, enquanto o verde, à natureza.
Importa referir que esse símbolo da Biologia é de uso exclusivo do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Biologia brasileiros.
Esse também é o símbolo da Biologia Marinha. Isso porque a Biologia Marinha é uma especialização das Ciências Biológicas, sendo assim, o mesmo símbolo.
Que tal conhecer outros símbolos profissionais?