O Símbolo da Biomedicina representa a integração entre os conhecimentos científicos da Biologia e da Medicina. Ele é composto por diferentes elementos que dialogam entre si e constituem um significado unitário.
O símbolo está cercado por um círculo com ornamentos que remetem à cadeia de DNA, representando controle sobre os processos.
A cruz verde é sobreposta por um microscópio. Enquanto a cruz, que tem o mesmo formato que a da organização internacional conhecida como Cruz Vermelha, representa a vida, o microscópio simboliza o conhecimento biológico.
Embora a Biomedicina integre os conhecimentos de ambas ciências - Medicina e Biologia -, seu símbolo não tem qualquer relação com os símbolos das respectivas áreas.
O símbolo da Medicina é o Bastão de Asclépio. Ele é representado por uma cobra entrelaçada em um bastão, varinha ou haste, tal como o símbolo da Veterinária, cuja única diferença é o acréscimo da letra “V” sob o mesmo símbolo.
Por sua vez, o símbolo da Biologia, que é a ciência da vida, é composto por um círculo onde há folhas e um espiral, a representação do DNA e do espermatozoide.
A pedra do curso de biomedicina é a esmeralda - pedra verde - símbolo do renascimento.O dia da biomedicina é comemorado em 20 de novembro.