O símbolo do signo de câncer, 4.º signo astrológico do zodíaco, é representado pelas garras de um caranguejo.
Essa simbologia tem origem mitológica e está associada ao deus Hércules.
Isso porque, de acordo com a mitologia, o segundo dos 12 trabalhos de Hércules era exterminar a Hidra de Lerna. Essa era um monstro em forma de serpente que causava muita destruição.
A Hidra possuía nove cabeças e tinha uma grande capacidade de regeneração. Cada vez que uma cabeça era cortada, outra nascia no seu lugar.
Quando Hércules estava prestes a concretizar esse trabalho, a rainha do Olimpo Hera enviou um caranguejo gigante para impedir o sucesso do semideus Hércules.
Hércules era fruto da relação adúltera de Alcmena e Zeus, esposo de Hera. Por esse motivo, Hera odiava Hércules e queria se vingar.
Com ajuda de seu sobrinho Jolau, Hércules conseguiu uma forma de eliminar as cabeças de Hidra sem que novas surgissem.
Hércules cortava as cabeças, enquanto Jolau as cauterizava com uma tocha. Quanto ao caranguejo, Hércules o esmagou com os seus pés.
Como forma de agradecimento pela tentativa de ajuda, Hera colocou o caranguejo entre as constelações.
De acordo com a Astrologia, os cancerianos (entre 22 de junho e 22 de julho) apresentam como característica principal a timidez e o fato de serem protetores.
Esses dois traços da personalidade fortalecem a referência ao caranguejo, que é um animal que se esconde na sua carapaça.
Conheça todos os outros símbolos do horóscopo em Símbolos dos Signos.