O símbolo do signo de capricórnio, o 10.º signo astrológico do zodíaco, é representado por uma espécie de junção de chifres de bode com cauda de peixe.
O significado dessa representação tem origem mitológica.
Surge a partir de Capricornus, que é um bode marinho. Isso porque o animal apresentava na parte inferior do corpo uma cauda de peixe e chifres na cabeça.
De acordo com a mitologia, Zeus era filho de Cronos, o qual engolia os seus filhos logo após o seu nascimento para que eles nunca destronassem o pai.
Para evitar que Zeus também fosse engolido, sua mãe o levou para junto da cabra Amalteia - a mesma que amamentou Capricornus.
Desta forma, Zeus conseguiu sobreviver e, dando uma poção para seu pai beber, conseguiu fazer com que ele cuspisse seus irmãos e assumisse o trono.
Um dia, quando os deuses estavam reunidos, apareceu Tifão - um monstro que era inimigo dos deuses - e tentou atacá-los.
Para se proteger, os deuses assumiram a forma de animais. Um deles jogou-se no rio e para confundir o titã, e transformou apenas a parte inferior do corpo em peixe.
Capricornus, como era chamado, surpreendeu Zeus com a sua esperteza. Por esse motivo, Zeus quis presenteá-lo colocando-o entre as constelações.
De acordo com a Astrologia, os capricornianos (nascidos entre 22 de dezembro e 20 de janeiro) são as pessoas mais perseverantes do horóscopo.
Conheça todos os outros símbolos do zodíaco em Símbolos dos Signos.