O Símbolo Comunista é representado pela foice e o martelo, que é também o símbolo que está presente na bandeira da antiga União Soviética.
O martelo representa o trabalhador industrial. A foice representa o trabalhador agrícola, de modo que, juntos, carregam o sentido de esperança dos trabalhadores em alcançar melhores condições de vida.
Nesse sentido, ambas ferramentas foram escolhidas pelos comunistas para representar o sistema que é averso ao Capitalismo. Desta forma, ambas estão presentes nas bandeiras dos partidos comunistas espalhadas pelo mundo.
A estrela e a cor vermelha que constam na bandeira da União Soviética também fazem parte dos símbolos que identificam esse sistema político.
Cada ponta da estrela representa um dos seguintes continentes: América, Europa, África, Ásia e Oceania.
A cor vermelha, por sua vez, é uma referência do Comunismo e está ligada ao sangue derramado na Revolução Russa.
O símbolo surgiu em 1918, por ocasião da Revolução Russa, da qual decorreu o surgimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
O objetivo era mostrar a importância da unificação das classes trabalhadoras. Muito embora as ferramentas estivessem presentes em outros símbolos, a foice e o martelo passaram a ser reconhecidos como símbolos comunistas.
Leia também Símbolos Nazistas e Símbolo do Fascismo.