O Símbolo da Contabilidade é representado por um caduceu (bastão) e um elmo (objeto de proteção da cabeça) alado, no qual estão entrelaçadas duas serpentes. Associado à divindade grega Hermes - Mercúrio para os romanos -, deus do lucro, das vendas e do comércio, cada parte do “Caduceu de Mercúrio” simboliza a postura e a dedicação dos profissionais das ciências contábeis.
- Bastão: simboliza o poder do profissional;
- Asas: simbolizam a presteza e a diligência;
- Serpentes: simbolizam os saberes, os conhecimento dessa área profissional;
- Elmo: simboliza a proteção dos profissionais, bem como a escolha da melhor decisão.
Assim, a insígnia da contabilidade, ciência que garante a gestão eficiente dos negócios, corresponde à sabedoria, astúcia e dedicação desse profissional que planeja, orienta, registra e controla as vendas, despesas e os lucros. Curioso notar que o Deus Mercúrio - filho de Zeus e Maia - é muitas vezes associado à profissão, uma vez que é considerado pelos contabilistas como a divindade da fortuna.
O Bastão de Asclépio
Muitas vezes o caduceu é mencionado como sendo o símbolo da Medicina, todavia essa ciência deva ser representada através do Bastão de Asclépio.
Isso decorre a partir da associação do caduceu feita com a alquimia há muitos anos, de modo que o símbolo se tornou uma referência da prática farmacêutica e, por extensão, da Medicina.
Conheça também: