O símbolo do Corinthians é composto pelas cores branco, vermelho e preto, contendo o nome completo do time. Em menção aos esportes náuticos do clube, há também, no escudo, dois remos vermelhos e uma âncora.
Ainda, há o destaque, no símbolo, para a data de 1910, que foi quando o Corinthians foi fundado.
A evolução do símbolo do Corinthians
O distintivo do Corinthians teve cerca de dez mudanças mais substanciais ao longo do tempo, tendo uma história que está diretamente ligada à evolução do time no cenário do futebol nacional e mundial.
Da data de nascimento do Corinthians ao símbolo mais antigo do time
O Corinthians, também conhecido como "Coringão" ou "Timão", foi fundado em setembro de 1910. Nesse ano, ele ingressava como um "clube do povo", fugindo à regra da época no futebol, onde a maior parte dos times era de elite.
Assim, nos primeiros anos, nem sequer escudo tinham. Em 1913, para a Liga Paulista de Football, foi criado o primeiro símbolo, com o C e P sobrepostos.
Os escudos seguintes do Corinthians
O segundo símbolo do Corinthians, em 1914, remete a um C pendurado no P, como se fosse uma ferradura, em referência ao campo para criar cavalos em que o time treinava.
Em outubro de 2019, o historiador Fernando Wanner, responsável pelo Memorial do Corinthians, descobriu a imagem de um outro símbolo, que seria o terceiro em ordem. Desenhado por Hermógenes Barbuy, litógrafo e irmão do jogador Amílcar Barbuy, o escudo foi feito com o CP envolto por um escudo de formato medieval. Esse símbolo foi usado em jogos amistosos de 1916.
Também em 1916, Hermógenes Barbuy criou um novo símbolo que, além da letra C e P, incluía o S.
Depois, o símbolo passou a ter um fundo mais escuro. Entre o final de 1916 e o início de 1919, o emblema teve outra alteração, sendo contornado por um círculo, com fontes mais finas nas letras.
Em 1919, o escudo passou por outra mudança, que o tornou mais parecido com o que é hoje. Assim, um círculo preto começou a ser preenchido pelo nome completo do time, com a data da fundação e uma bandeira de São Paulo “em movimento” no meio do círculo.
Em 1940, o símbolo do Corinthians teveoutras alterações, desenvolvidas pelo pintor Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador do Corinthians em 1922. Nessa nova versão, foram acrescentados dois remos vermelhos e a âncora, em menção aos esportes náuticos também praticados pelo clube.
Pelo ano de 1980, uma das mudanças mais marcantes nos distintivos seguintes foi o acréscimo das treze listras da bandeira de São Paulo, antes não presentes nessa quantidade no trabalho do pintor. Nesse meio tempo, passou, também, a ter uma âncora com um aspecto um pouco diverso.
A partir da década de 90, as estrelas passaram a ser adicionados ao símbolo, conforme as conquistas do time, nessa ordem: 1990 – Campeão do Brasileirão; 1998 – Campeão do Brasileirão; 1999 – Campeão do Brasileirão; 2000 - Mundial de Clubes da FIFA e 2005 – Campeão do Brasileirão.
O Símbolo atual e mais novo do Corinthians
Em 2011, todas as estrelas foram retiradas do escudo, por se acreditar na história do clube, para além de qualquer título.
Símbolo do Corinthians para baixar
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história do símbolo do Corinthians? Aqui temos o símbolo para enviar por whatsapp ou compartilhar nas redes sociais.
Se gosta de assuntos ligados a futebol, recomendamos também a leitura de: