O símbolo de Escorpião, o 8.º signo astrológico do zodíaco, é representado pela letra hebraica mem em junção com o rabo do escorpião.
O rabo do escorpião também lembra uma flecha, a qual sugere a capacidade das pessoas desse signo em adentrar o inconsciente humano, além de representar a sua sexualidade.
É um signo de resistência, de domínio pessoal. Ele está ligado à reprodução e a uma intensa energia sexual.
Escorpião está associado a aspectos criminais, tais como corrupção, obsessão e terrorismo.
É regido pelo planeta anão Plutão. Plutão está associado à destruição, mas também é uma referência de transformação e de renovação.
Na mitologia romana, Plutão é o deus do submundo, da morte e da riqueza. Os gregos o chamam Hades.
Várias lendas narram a história da constelação de Órion, a qual dá origem ao símbolo do signo de escorpião.
Em uma delas, é contado que a deusa Diana teria se apaixonado por Órion.
Segundo a lenda, o rei dos mares Netuno deu a Órion a capacidade de andar sobre as águas. Sentindo-se extremamente poderoso, ele almejava cada vez mais.
Desejou Diana, deusa da caça e da castidade, e quis tê-la à força, mas a deusa conseguiu escapar-lhe. Por vingança, Diana mandou que um escorpião gigante matasse Órion.
O escorpião mordeu o seu calcanhar e o matou. Como forma de gratidão, a deusa transformou o escorpião numa constelação, que é conhecida como a constelação de Órion.
De acordo com o horóscopo, os escorpianos (aqueles que nascem entre 24 de outubro e 22 de novembro) são pessoas apaixonadas, misteriosas, controladoras e leais.
Conheça todos os Símbolos dos Signos.