O Símbolo da Farmácia é representado por uma taça entrelaçada por uma serpente. Enquanto o significado da taça é a cura, o significado da serpente é a ciência e o renascimento. A serpente também pode representar a cicatrização em oposição ao veneno.
A origem desse símbolo é mitológica. Segundo a história grega, narrada na Antiguidade, Asclépio era um centauro que teria aprendido rapidamente os conhecimentos acerca da cura que lhe haviam sido transmitidos pelo seu mestre Quíron.
Asclépio se tornou o deus da cicatrização. Ele tinha como símbolo um bastão envolto por uma cobra, o qual é o símbolo da Medicina, conhecido como o Bastão de Asclépio.
Todavia, Zeus - o deus dos deuses - não aceitou tamanha autoridade de Asclépio que, segundo a fama, era capaz de ressuscitar as pessoas. Zeus, então, mata o deus da Medicina com o intuito de reafirmar o seu poder.
Uma das filhas de Asclépio era a deusa da saúde e também da higiene. Hígia, como se chamava, tinha como símbolo uma taça e, ao assumir o legado do pai após a sua morte, aderiu também à serpente.
Por esse motivo, o símbolo da farmácia é o resultado da junção dos símbolos de Asclépio (cobra) e Hígia (taça).
Uma letra R maiúscula cortada é um símbolo utilizado na medicina e na farmácia. Trata-se de uma abreviatura da palavra receita, em latim, e costuma ser utilizada pelos médicos para sinalizar a forma como os medicamentos deve ser administrados.
Saiba mais! Leia: