O Símbolo da Ferrari, originalmente Cavallino Rampante, é o cavalo negro levantado sobre as patas traseiras, inserido num fundo amarelo.
O símbolo traz as letras S e F, as quais ladeiam o cavalo, e traz também três listras nas cores vermelha, branca e verde (de baixo para cima).
Mundialmente conhecida, a marca italiana de carros de corrida e esportivos de luxo foi fundada por Enzo Ferrari em 1939.
Segundo conta a história, Enzo Ferrari teria adotado o cavalo como símbolo da sua marca a pedido da mãe de Francesco Baracca. A ideia era de que o mesmo traria sorte aos corredores da Ferrari.
Isso porque Francesco Baracca usava o cavalo rampante nos seus aviões. Baracca era um piloto de caça italiano que foi abatido em missão na I Guerra Mundial. Era um ás da aviação e, por isso, foi reconhecido como herói nacional.
O motivo da utilização do cavalo por Baracca não pode ser confirmado. Há hipóteses que sugerem que isso teria acontecido pelo fato de que a força aérea inicialmente era administrada pela cavalaria.
Outras histórias surgem indicando que a família de Baracca era detentora de muitos cavalos e que o piloto era conhecido como o melhor “cavaleiro” da sua equipe.
As letras S e F são as iniciais de Scuderia Ferrari, nome da marca na altura da sua fundação.
Quanto às cores, o amarelo é a cor da cidade natal de Enzo Ferrari (Modena), e as cores das listras correspondem às da bandeira italiana.
A cor vermelha é outro símbolo da Ferrari. Por esse motivo, a tonalidade de vermelho tornou-se conhecida com o nome da marca do carro, ou seja, vermelho ferrari.