O símbolo do signo de gêmeos, o 3.º signo astrológico do zodíaco, é representado por uma imagem de traços duplos verticais ligados em cima e embaixo por traços curvos.
Na astrologia, os geminianos (nascidos entre 22 de maio e 21 de junho) são considerados bons comunicadores e têm muitas facetas.
Essa representação assemelha-se a irmãos gêmeos e tem o significado de dualidade.
Por vezes, esse símbolo do horóscopo é descrito com um homem e uma mulher, mas também pode aparecer como um casal de namorados.
Gêmeos está associado ao deus Hermes, Mercúrio para os romanos.
Na mitologia grega, Zeus, o deus dos deuses, disfarça-se de cisne para seduzir Leda, que era humana. Dessa relação, nascem os gêmeos Castor e Pólux.
Os irmãos cresceram bastante unidos. Hermes, o mensageiro dos deuses, tinha a incumbência de educá-los em tudo aquilo que respeitasse o campo das artes e da guerra.
Ambos se apaixonaram por Febe e Ilaira, que eram irmãs e estavam noivas. Por isso, resolveram raptá-las.
Ao descobrir, os noivos das moças desafiam Castor e Pólux. Castor é atingido por uma lança e morre.
Castor era mortal, enquanto o seu irmão era imortal. Ao ver o sofrimento do irmão, Pólux pede a Zeus que lhe conceda a imortalidade ou que deixe ele morrer com o irmão, pois não se achava capaz de viver sem sua companhia.
Zeus atende o pedido do filho e torna Castor imortal. Nesse instante, Pólux começa a morrer. Desta vez, é Castor que intercede aflito ao pai que salve o seu irmão.
Assim, a condição de imortalidade é alternada diariamente entre os irmãos. Enquanto um vivia na terra, o outro estava morto no céu. Os irmãos passaram a se encontrar apenas nesse momento de transição e viviam inconformados com isso, até que foram transformados na constelação de gêmeos, onde permaneceram unidos.
Conheça todos os outros símbolos do horóscopo em Símbolos dos Signos.