O Símbolo Hippie é o símbolo de paz e amor. Na Inglaterra, o símbolo é conhecido como o “Ban the Bomb” (Proíba a Bomba), slogan da campanha de desarmamento nuclear que aconteceu em 1958 e para o qual o mesmo foi criado na Inglaterra.
Seu significado é nuclear disarmament (desarmamento nuclear, em português) e foi desenhado por Gerald Holtom para fazer parte do protesto contra as armas nucleares.
Pouco tempo depois, foi adotado pelo movimento hippie, que surgiu em 1960, motivo pelo qual foi associado a esse movimento.
Os traços que compõem o símbolo dentro de uma circunferência representam o movimento de duas bandeiras nas mãos de uma pessoa. Isso porque tem como base as letras n, de nuclear, e d, de disarmament, no alfabeto de sinalização por bandeiras.
Na primeira posição, com os braços afastados, as bandeiras apontam para baixo e significam descontentamento com a ameaça nuclear.
Na segunda posição, com o braço direito para cima e com o direito para baixo, as bandeiras seguem a posição dos braços e significam desarmamento.
A partir desse posicionamento das bandeiras, surge o desenho de uma circunferência dividida ao meio. Um traço de cada um dos seus lados em diagonal formam um V de cabeça para baixo.
Tempos depois de ter criado o símbolo, o seu autor sugeriu que o mesmo fosse invertido. Com isso, Holtom pretendia transmitir a ideia de celebração pela paz (braço erguidos), em vez de braços caídos, em sinal de entrega ou derrota.
Também é conhecido como cruz pé de galinha ou cruz de Nero, símbolo idealizado pelo Imperador Romano Nero que a chamou de sinal do cristão quebrado. Foi numa cruz nesse formato que Pedro foi crucificado.
Leia também Símbolo de Paz e Amor e Cruz-pé-de-galinha.