O símbolo da medicina é representado pelo Bastão de Asclépio (ou Esculápio), o qual consiste em um bastão, varinha ou haste, com uma cobra entrelaçada.
Na mitologia grega antiga Asclépio é o deus da cicatrização, ou da própria medicina. O Centauro Quíron teria ensinado-lhe essa ciência, o qual se destacando rapidamente sobressaiu em relação ao seu mestre.
Sua capacidade de curar era tão notável que ganhou a reputação de ressuscitar doentes. Isso porque Asclépio sabia dosar perfeitamente as misturas do sangue de Górgona.
Dada a capacidade de trocar de pele, a cobra constante no símbolo representa o renascimento, bem como a fertilidade.
Ela traz uma simbologia complexa, uma vez que representa também a morte e destruição, em oposição à vida e a ressurreição (ou a cicatrização em oposição ao veneno).
O bastão, por sua vez, é um símbolo de autoridade. Ele representa o poder divino, a quem, apesar dos esforços e habilidades médicas, cabe decidir sobre a vida ou a morte de alguém.
Assim, Zeus - deus dos deuses e deus do reino dos espíritos - não aceitou o fato de Asclépio ressuscitar pacientes e os levar embora do seu reino. Por esse motivo, Zeus mata o deus da medicina demostrando a sua autoridade.
Pelo fato de representar a Medicina, é comum que estudantes desse curso demonstrem forte intenção em tatuar o bastão de Asclépio como forma de comemorar o fato de conseguir entrar no curso de tão difícil acesso. Assim, a tatuagem reflete satisfação pessoal.
Conheça também os símbolos de:
O Caduceu
O caduceu é um símbolo astrológico ligado ao deus grego Hermes, que com frequência é encontrado como representação da Medicina.
Essa ideia surge a partir do século VII quando o caduceu associou-se à alquimia. Por esse motivo, ele permanece até hoje como um símbolo representativo da prática farmacêutica e, em decorrência, da medicina.
O Caduceu, na verdade, representa outra área da ciência - as ciências contábeis - em virtude de o deus Hermes ser também o deus do comércio e do lucro obtido nos negócios. É, assim, o Símbolo da Contabilidade.