A história da marca de automóveis alemã Mercedes-Benz é composta por três personagens principais. Começando com Gottlieb Daimler, um dos pioneiros da indústria automobilística e o responsável pelo surgimento da tão conhecida estrela de três pontas da Mercedes-Benz.
Ela simboliza o sonho dele de construir automóveis que fossem usados na terra, no ar e na água. Daimler desenhou essa figura em um cartão postal e mandou para a sua esposa dizendo ‘’um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra’’.
Após a sua morte, a sua empresa DMG (Daimler-Motoren-Gesellschaft), registra a estrela como marca e em 1910, esse símbolo passa a adornar o radiador frontal dos veículos.
História da Mercedes-Benz e do seu Símbolo
A história da marca acontece de forma paralela, mas sempre com o objetivo principal de inovar e difundir a indústria automobilística.
O primeiro personagem é Karl Benz, que nasceu em Karlsruhe (Alemanha), e foi o fundador da Benz & Cia, responsável por inventar o primeiro automóvel com três rodas. O avanço econômico da empresa veio com o Velocípede motorizado de quatro rodas, produzido entre 1894 e 1901.
Velocípede produzido pela Benz & Cia
Gottlieb Daimler junto com Wilhelm Maybach, fundam a empresa DMG (Daimler-Motoren-Gesellschaft) e em 1896 produzem o primeiro caminhão do mundo motorizado.
As invenções das duas empresas vão ocorrendo de forma paralela, sempre com inovações no setor automobilístico.
O primeiro caminhão do mundo, produzido pela DMG
Emil Jellinek era um empresário que gostava muito da área automobilística, além de ser um grande influenciador e muito bom em marketing. Após fazer uma visita à empresa DMG em 1897, ele resolve encomendar veículos e passa a vendê-los no seu círculo de amigos da alta sociedade.
Por conta de ter uma filha chamada Mercedes, Jellinek utilizava esse codinome em corridas de carros que participava. Em 1901, o nome Mercedes foi registrado como marca pela Daimler-Motoren-Gesellschaft, sendo uma forma de agradecer Jellinek por difundir a empresa no mundo.
No pós Primeira Guerra Mundial, com a Alemanha arrasada economicamente, e com as vendas ruins também para o setor de carros, as concorrentes de anos Benz & Cia e DMG resolvem fazer um acordo mútuo, para ajudar na economia do país.
Até pelo fato da DMG ter se dedicado quase exclusivamente a produzir barcos e aviões militares para o regime Nazista, empregando uma larga mão de obra escrava.
Então, em 1926, surge a Mercedes-Benz, após um contínuo desenvolvimento de marketing. O logotipo das duas empresas se fundem para se tornar somente um.
Símbolo da Mercedes-Benz após a junção das empresas Benz & Cia e Mercedes (DMG)
Evolução do Símbolo da Mercedes-Benz
O símbolo vem se adequando às inovações tecnológicas e de mercado, a última alteração significativa data de 1933, mas houveram outras posteriormente.
Símbolo de 1926, após a junção das empresas Benz & Cia e Mercedes (DMG) A logomarca da Mercedes-Benz foi simplificada em 1933