O símbolo da Nike é representado por uma asa estilizada, numa referência à Nike (Vitória, para os romanos). Nike é a deusa grega da vitória militar.
A logomarca da empresa esportiva americana, que tem o nome Swoosh, também sugere um sinal de visto, sinal de verificação. Esse vai ao encontro do slogan da Nike desde 1988, que é “Just do it” (algo como “Faça isto”, em português).
Quando foi fundada em 1964, a Nike se chamava Blue Ribbon Sports e em 1971 mudou para Nike.
Foi quando um dos fundadores da empresa pediu que a estudante de designer americana Carolyn Davidson criasse um logotipo para a mesma.
Ele se chamava Phil Knight e dava aulas de contabilidade na universidade onde Carolyn estudava.
Knight pagaria pouco, mas como tinha ouvido que Carolyn estava precisando de dinheiro fez o pedido, que foi aceito.
O objetivo da estudante era fazer referência à deusa Nike e também transmitir as ideias de movimento e agilidade inerentes ao esporte.
Para esse trabalho, o professor ofereceu à Carolyn a quantia de US$ 2,00 (dois dólares) por cada hora despendida na criação da logomarca.
No pedido feito à estudante, Knight acrescentou que o logotipo não poderia se assemelhar ao da Adidas, marca da empresa alemã também do ramo esportivo. Knight tinha uma admiração especial pela Adidas.
O trabalho ficou concluído em 17 horas e 30 minutos, de modo que a estudante recebeu US$ 35,00 por ele.
No entanto, a marca foi um verdadeiro sucesso e tornou-se uma das mais conhecidas no mundo.
Como reconhecimento, em 1983, Knight ofereceu um anel de ouro com o símbolo da Nike à Carolyn.